Início » Economia » Google trava embate com União Europeia
TECNOLOGIA

Google trava embate com União Europeia

Guerra ao monopólio do gigante está apenas no começo

Google trava embate com União Europeia
A empresa iria rever a decisão em detalhes com a Comissão (Foto: Pixabay)

Em 27 de junho, A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), aplicou uma multa recorde de €2,4 bilhões (US$ 2,7 bilhões) ao Google por abuso de monopólio nas ferramentas de buscas na internet. Há dois anos, a comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, abriu um processo de sanção referente à suposta discriminação aplicada pelo Google aos concorrentes, quando o usuário usa a ferramenta de busca para procurar produtos e comparar preços. A sanção imposta ao Google mostra como a Comissão Europeia pretende lidar no futuro com as empresas online que dominam o mercado.

Em 2002, o Google lançou um serviço de comparação de preços chamado Froogle, mais tarde renomeado de Google Shopping. Esse serviço mudou sua forma de funcionamento em 2008. De acordo com a Comissão, a nova versão favoreceu a comparação de preços do Google Shopping, ao dar destaque aos seus resultados na pesquisa.

Esse favorecimento não seria um problema se houvesse diversas ferramentas de busca com penetração de mercado. Mas na maioria dos países europeus a ferramenta do Google detém um mercado superior a 90%. “Esse monopólio impede que os consumidores europeus se beneficiem com a escolha de outros serviços e nega a outras empresas a chance de competir e inovar”, disse Vestager. O Google tem um prazo de 90 dias para equiparar os resultados de seu serviço de comparação de preços ao de outros concorrentes.

O Google emitiu um comunicado em resposta à multa, no qual disse que a empresa iria rever a decisão em detalhes com a Comissão e que poderia apelar e expor seus argumentos de defesa. Segundo a empresa, o objetivo do serviço do Google Shopping é de conectar com isenção o usuário a milhares de anunciantes, pequenos e grandes.

A UE tem ainda dois processos abertos contra o Google por abuso de concorrência, um sobre a plataforma publicitária AdSense e outro referente ao sistema operacional Android. A guerra ao monopólio do gigante da tecnologia está apenas no começo.

Fontes:
The Economist-The European Commission levies a huge fine on Google

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *