Início » Economia » Lobão diz que não há risco de racionamento e mantém plano para setor
Setor elétrico

Lobão diz que não há risco de racionamento e mantém plano para setor

Para o ministro, a situação atual é conjuntural e planejamento para o setor elétrico não muda

Lobão diz que não há risco de racionamento e mantém plano para setor
Lobão disse à Reuters que era dos racionamentos ficou para trás (Fonte: Recuperação/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou nesta terça-feira, 15, o risco de racionamento de energia e confirmou que o país manterá seu planejamento para o setor elétrico. Para o ministro, a situação atual é conjuntural. Ele confirmou à Reuters que “não muda nada”, quando questionado se há possibilidade de reforçar as políticas sobre parque de termelétricas.

“Podemos transmitir a garantia de que não haverá desabastecimento. Essa era ficou para trás, há mais de 10 anos”, garantiu Lobão, referindo-se aos racionamentos de 2001 e 2002. O ministro também confirmou que as usinas térmicas continuarão ligadas pelo tempo que for necessário, mas com expectativa de começarem a ser desligadas entre abril e maio. Elas foram usadas como alternativa de geração de energia, a fim de ajudar a recuperação dos reservatórios de água.

“Os reservatórios já começam a melhorar seu nível, com as chuvas intensas que estão caindo no Brasil inteiro. Mas há certa demora no preenchimento deles pelo fato de que as principais nascentes se encontram aqui no Planalto Central e em Minas Gerais”, explica.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste continua subindo, tendo avançado de 29,8% para 30,4%. Os da região Nordeste também começam a se recuperar, passando de 29,3% para 29,6% de domingo para segunda-feira.

Fontes:
Reuters - Governo descarta racionamento e mantém plano para matriz energética--Lobão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Brazilino Esperanza disse:

    O ministro Lobão é muito bão. Assinou um protocolo de ajuste de conduta com São Pedro e ficou acordado que vai chover o suficiente, afastando, assim, qualquer possibilidade de racionamento de água ou energia elétrica pelo período em que o PT continuar no poder após o que o protocolo caducará. O Presidente do Senado já entrou em contato com o Arcanjo Gabriel, o presidente do conselho dos anjos que tem de referendar o acordo. Consta que já está tudo resolvido com o Senador Renan Calheiros para o acordo ser referendado pelo nosso senado no dia 4 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. Como o protocolo tem força de medida provisória vai continuar a chover até que os dois colegiados referendem o protocolo. Tudo muito batuta.

  2. Mauricio Fernandez disse:

    Não há como escrever nada que o Lobão prometa ou afirme.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *