Início » Economia » Governo piora previsão para o PIB
QUEDA DE 2,8%

Governo piora previsão para o PIB

A equipe econômica do governo federal revisou para baixo a previsão de queda do PIB deste ano, de 2,4% para 2,8%

Governo piora previsão para o PIB
Caso a previsão do governo seja confirmada, esta será a maior contração do PIB em 25 anos (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A equipe econômica do governo federal revisou para baixo a previsão de queda do PIB deste ano, de 2,4% para 2,8%.

A nova estimativa consta em uma documento divulgado nesta terça-feira, 27, pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda para embasar a revisão da meta do Orçamento de 2015.

Caso a previsão do governo seja confirmada, esta será a maior contração do PIB desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Economistas do mercado financeiro preveem, no entanto, que a queda do PIB deste ano deve ser ainda maior, superior a 3%.

A última estimativa divulgada pelo Banco Central é de um recuo de 2,7% para a economia brasileira em 2015.

Em nota, os ministérios da Fazenda e do Planejamento afirmaram que as expectativas de crescimento do PIB para 2015, “que orientam as projeções fiscais do governo federal, geradas pela agregação das estimativas produzidas pelo mercado e coligidas pelo Banco Central do Brasil, sofreram repetidas reduções ao longo do ano […] Em julho, o indicador das expectativas de crescimento do PIB para 2015 estava próximo de -1,7%, caindo para as cercanias de -2% nos meses seguintes. Mais recentemente, houve uma aceleração desta queda, com a previsão se aproximando de uma contração de 3%”.

Ainda de acordo com a equipe econômica, a “revisão de expectativas e dificuldade de previsão” se explicam porque uma “diminuição da atividade econômica dessa magnitude é fora do comum, mesmo considerando a repercussão direta da queda dos preços das matérias primas e a expectativa de aumento das taxas de juros americanas”.

Fontes:
G1 - Governo passa a prever retração de 2,8% para o PIB em 2015

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *