Início » Economia » Governo piora projeção para PIB de 2016 e 2017
REVISÃO

Governo piora projeção para PIB de 2016 e 2017

Para este ano, governo estima que economia deve encolher 3,5%. Para o ano que vem, expectativa é de crescimento de 1%

Governo piora projeção para PIB de 2016 e 2017
Segundo as novas previsões, o IPCA acumulado em 2017 ficará em 4,7% (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk, informou nesta segunda-feira, 21, que o governo reduziu a projeção de crescimento do PIB para este ano e para o próximo.

O governo estima que a economia deve encolher 3,5% neste ano — a projeção anterior era de queda de 3%. Já para 2017, a expectativa agora é de crescimento de 1% — a projeção anterior era de 1,6%.

As estimativas da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também foram revisadas. Segundo as novas previsões, o IPCA acumulado em 2017 ficará em 4,7% — a estimativa anterior era de 4,8%. Para este ano, a projeção para a inflação reduziu de 7,2% para 6,8%.

Em agosto, o governo chegou a rever para cima a previsão do PIB para o próximo ano. De acordo com Fábio Kanczuk, a nova previsão tem relação com o quadro de endividamento das empresas e o aumento da percepção de risco pelo mercado.

O secretário ressaltou que, independentemente da revisão do PIB, o governo está comprometido com a meta fiscal. Para este ano, a meta é déficit de R$ 170,5 bilhões, e para 2017, é déficit de R$ 139 bilhões.

A necessidade de rever a estimativa de crescimento do PIB para 2017 já havia sido adiantada na última semana pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante uma viagem a Nova Iorque.

Fontes:
EBC - Governo prevê PIB menor em 2016 e 2017

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Luis Prestes disse:

    O leitor Carlos Alberto, além do péssimo português, é de uma pretensão impressionante.

  2. carlos alberto martins disse:

    mandei a Temer e ao governador e-mail dizendo que tenho um plano que irá resolver os problemas economicos que estão levando o Brasil a falencia com grandes possibilidades de convulsões que nos levarão ao que se passa nos paises vizinhos,nos deixando em pé de uma possivel contenda popular,com vistas ao retorno de uma ditadura militar,o que quem sabe seria a única saida.Não consegui ser atendido em minha oferta.parecem que são deuses acima de tudo.que Deus nos ajude.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    As previsões são ainda absurda pois no orçamento tem que entrar a quebra dos estados a começar pelo Rio de Janeiro o primeiro a pedir pinico.

  4. Ludwig Von Drake disse:

    Temer deve ter lido Sun-Tzu e Maquiavel, mas ou esqueceu ou nada aprendeu: ambos diziam que todo o mal que tiver que ser feito ao povo deve ser feito rápido e logo no início; e que deve ser anunciado um mal muito grande, daí quando ele vier menor do que foi anunciado, o povo agradecerá.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *