Início » Economia » HSBC anuncia fim de atividades no Brasil e na Turquia
Anúncio oficial

HSBC anuncia fim de atividades no Brasil e na Turquia

Instituição também deve demitir cerca de 50 mil funcionários em todo o mundo

HSBC anuncia fim de atividades no Brasil e na Turquia
Filial do HSBC em Belo Horizonte (Fonte: Reprodução/Wikipedia/Andrevruas)

Em comunicado enviado nesta terça-feira, 9, à Bolsa de Valores de Hong Kong, o banco britânico HSBC anunciou que vai encerrar as atividades no Brasil e na Turquia.

A instituição também deve demitir cerca de 50 mil funcionários em todo o mundo. As medidas fazem parte de um novo plano estratégico do HSBC.

O objetivo da instituição é reduzir os custos em US$ 5 bilhões e obter um retorno sobre o patrimônio líquido de mais de 10% até 2017.

O HSBC prevê demitir cerca de 10% de seus funcionários, isto é, entre 22 mil e 25 mil pessoas, além de outras 25 mil demissões em função do encerramento das atividades no Brasil e na Turquia.

No caso do Brasil, o banco continuará com atendimento a grandes empresas e financiamento ao comércio exterior.

A instituição anunciou ainda que pretende acelerar seus investimentos na Ásia, particularmente na China e no sudeste do continente.

O HSBC é atualmente o sexto maior banco em ativos no Brasil, com 853 agências focadas no público de alta renda e com 21.479 funcionários, e também tem a financeira Losango, que está à venda há pelo menos quatro anos.

Os boatos sobre a saída do HSBC do Brasil começaram a se intensificar em março deste ano, após o banco ter relatado prejuízo líquido de R$ 549 milhões no ano passado. Já a mudança no plano estratégico surge após um escândalo fiscal na sua filial na Suíça, o HSBC Private Bank.

Fontes:
Folha de S.Paulo - HSBC anuncia saída do Brasil e corte de até 50 mil empregos no mundo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *