Início » Economia » Índice Big Mac demonstra supervalorização do real
Mercado

Índice Big Mac demonstra supervalorização do real

Uma versão incrementada do índice Big Mac sugere que o yuan chinês está próximo de seu valor justo em relação ao dólar. Da 'Economist'*

Índice Big Mac demonstra supervalorização do real
Big Mac é 44% mais barato na China do que nos EUA (Reprodução/Internet)

O índice Big Mac da revista Economist é um indicador divertido sobre se as cotações das moedas estão em seu nível “correto”. Ele baseia-se na teoria da paridade do poder de compra (PPC), isto é, a ideia de que no longo prazo as taxas de câmbio deveriam aproximar-se da taxa que equalizaria o preço de produtos e serviços ao redor do mundo. De acordo com as taxas de câmbio do mercado, um sanduíche é 44% mais barato na China do que nos Estados Unidos. Em outras palavras, o índice Big Mac sugere que, em relação ao dólar, o yuan está subvalorizado em 44%. Mas há tempos alertamos que os sanduíches baratos na China não provam que o yuan está enormemente desvalorizado. Preços médios deveriam ser mais baixos em países pobres do que em países ricos graças a custos trabalhistas mais baixos. A tabela abaixo revela uma forte relação positiva entre o preço em dólar de um Big Mac e o PIB per capita.

A PPC sinaliza a direção em que as taxas de câmbio tendem a assumir no longo prazo. Para estimar o atual valor justo de uma moeda, utilizamos uma “linha de melhor ajuste” entre os preços do Big Mac e do PIB per capita. A diferença entre os preços previstos para cada país, dada a renda média, e o seu preço de fato fornece um guia sobre a valorização das moedas melhor do que o índice “cru”. O índice incrementado sugere que o real brasileiro é a moeda mais sobrevalorizada do mundo; o euro também se encontra significativamente sobrevalorizado. Mas o yuan agora aparenta estar mais próximo do seu valor justo em relação ao dólar – fato que os políticos norte-americanos deveriam digerir.

*Texto adaptado para o Opinião e Notícia por Eduardo Sá

Fontes:
Economist - Currency comparisons, to go

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jan disse:

    Alem de denunciar o valor irreal do Real, o índice indica o absurdo de nossos custos trabalhistas, absolutamente incompatíveis com o estado de desenvolvimento da nação.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *