Início » Economia » Inflação nos últimos 12 meses na Venezuela ultrapassa 1.000.000%
ECONOMIA VENEZUELANA

Inflação nos últimos 12 meses na Venezuela ultrapassa 1.000.000%

Dados foram divulgados nesta segunda pela Assembleia Nacional, que é controlada pela oposição

Inflação nos últimos 12 meses na Venezuela ultrapassa 1.000.000%
O governo venezuelano interrompeu há alguns anos a publicação de indicadores econômicos do país (Fonte: Reprodução/Pixabay)

A Assembleia Nacional da Venezuela informou nesta segunda-feira, 10, que a inflação nos últimos 12 meses até novembro no país chegou a quase 1,3 milhão por cento no ano.

Leia também: Venezuela receberá ajuda humanitária da ONU
Leia também: Venezuela emite 621 ordens de prisão por especulação cambial

A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) era de que a inflação na Venezuela iria ultrapassar 1 milhão por cento neste ano e 10 milhões em 2019.

De acordo com o relatório da Assembleia Nacional, que é controlada pela oposição, a inflação mensal desacelerou de 148% em outubro para 144% em novembro. Em setembro foi de 233%.

No mês passado, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aumentou o salário mínimo no país em 150%. Com isso, o salário mensal subiu para 4,5 bolívares — o equivalente a quase US$ 10 na taxa de câmbio do mercado negro.

O governo venezuelano interrompeu há alguns anos a publicação de indicadores econômicos do país. A única fonte confiável de dados atualmente é a Assembleia Nacional.

Críticos afirmam que a hiperinflação na Venezuela foi causada pelas políticas intervencionistas do presidente Nicolás Maduro, que, por sua vez, nega que tenha culpa pelo caos na economia do país.

Fontes:
G1 - Inflação da Venezuela supera 1.000.000% em 12 meses

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *