Início » Economia » Japão anuncia corte de juros
Crise

Japão anuncia corte de juros

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Banco do Japão anunciou nesta sexta-feira (19/12) o corte da taxa básica de juros do país para 0,1%, na tentativa de estimular a economia, que se encontra em recessão e dá poucos sinais de  pronta recuperação.

O BC japonês vinha sofrendo uma dupla pressão do Governo, interessado em estimular a economia a todo custo, e do recente corte dos juros nos Estados Unidos, que deixou sua taxa básica abaixo da dos japoneses.

O ministro das Finanças, Shoichi Nakagawa, agradeceu à decisão do BOJ "do fundo do coração", numa declaração que, dada a clássica solenidade japonesa, ilustra o grau de preocupação do Governo.

Para o próximo exercício, país prevê crescimento zero

Pela primeira vez em sete anos, o governo do Japão avista crescimento zero para a economia no próximo exercício, os 12 meses até março de 2010. A desaceleração econômica mundial está afetando a economia japonesa, tanto na demanda doméstica, quanto na externa por produtos do país.

No exercício atual, estima-se que haja contração de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB). O período fecha em março de 2009. No último mês de julho, a projeção oficial era de expansão de mais de 1%.

Fontes:
G1 - Japão derruba juros em nova ação para recuperar economia
Valor Online - Governo do Japão prevê crescimento zero para próximo exercício fiscal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *