Início » Economia » Japão anuncia medidas para frear recessão
medidas de emergência

Japão anuncia medidas para frear recessão

O primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, convocou eleições antecipadas e dissolverá a Câmara Baixa do Parlamento

Japão anuncia medidas para frear recessão
O primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou algumas medidas para que o país não sofra ainda mais perdas na economia (Reprodução / O Globo)

Após o segundo e o terceiro trimestres deste ano apresentarem uma desaceleração econômica, o Japão entrou em uma recessão técnica. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou algumas medidas para que o país  não sofra ainda mais perdas na economia. A primeira delas é o adiamento dos aumentos dos impostos em 18 meses.

O aumento  planejado do imposto sobre vendas estava previsto para outubro de 2015, mas só acontecerá em abril de 2017. Além disso, Abe também convocou eleições antecipadas como forma de buscar apoio para essa decisão.  Em 21 de novembro, a Câmara Baixa do Parlamento será dissolvida e novas eleições serão realizadas em dezembro.

O governo japonês também  anunciou que deve criar um pacote de estímulo ao consumo. Abe irá pedir aos ministros que organizem um pacote  econômico de US$ 17 bilhões a US$ 25 bilhões, que incluem projetos de obras públicas. Com estas medidas tomadas a Bolsa de Tóquio respondeu positivamente e fechou em alta nesta terça-feira, 18.

Fontes:
O Globo - Primeiro-ministro japonês anuncia dissolução parlamento e eleições antecipadas
Estadão - Em recessão, Japão deve adiar aumento de impostos e antecipar eleiçoes

1 Opinião

  1. ney disse:

    A no Brasil os parlamentares não seguem um exemplo desse.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *