Início » Economia » Kindle perde força e venda de livros impressos cresce
Grã-Bretanha

Kindle perde força e venda de livros impressos cresce

Enquanto o produto da Amazon estagnou as vendas na Grã-Bretanha, os livros físicos cresceram no final do ano de 2014

Kindle perde força e venda de livros impressos cresce
Kindle foi lançado em 2007 e já está na sétima geração (Foto: Reprodução/Telegraph)

O Waterstones, um site britânico de venda de livros, admitiu que a venda do Kindle, o leitor de e-book da Amazon, estagnou, enquanto as vendas de livros físicos têm crescimento.

A maior rede britânica de venda de livros, que em 2012 fez um acordo com a Amazon para vender o dispositivo em suas lojas, viu a venda de livros físicos crescer 5% em dezembro de 2014.

O executivo da Waterstones, James Daunt, falou ao Financial Times que o crescimento da popularidade do papel em detrimento do livro eletrônico fez com que sua empresa realizasse mudanças em 290 lojas.

A sede da empresa deu maior controle aos gerentes das lojas sobre o que é vendido em cada, com o objetivo de atender ao gosto do cliente de cada região.

“Nós costumamos tentar criar exatamente a mesma livraria em Blackpool e Hampstead. Minha filha caçula disse que isso provavelmente é uma ideia insensível”, disse Daunt.

A Waterstones tem planos de inaugurar mais uma dúzia de lojas ainda este ano, enquanto a revolução do livro eletrônico segue esfriando.

A Amazon lançou o Kindle, hoje na sétima geração, em 2007. O auge das vendas foi em 2011, mais de 13 milhões unidades segundo a revista Forbes. A queda começou em 2012, quando foram vendidos somente 9 milhões aparelhos. Estima-se que a Amazon tenha vendido 30 milhões Kindles no total.

Nesse período, os ingleses gastaram mais de 2,2 bilhões de libras (cerca de R$ 8,9 bilhões) em livros impressos e apenas 300 milhões de libras (cerca de R$ 1,2 bilhão) em livros eletrônicos.

Fontes:
The Telegraph-Kindle sales have 'disappeared', says UK's largest book retailer

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *