Início » Economia » Mais chineses estão entrando ilegalmente nos EUA
IMIGRANTES ILEGAIS

Mais chineses estão entrando ilegalmente nos EUA

Os chineses são a quinta maior população de imigrantes ilegais nos Estados Unidos

Mais chineses estão entrando ilegalmente nos EUA
Fronteira entre EUA e México (Foto: Wikimedia)

O número de imigrantes ilegais chineses cruzando a fronteira mexicana para chegar aos Estados Unidos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isto é resultado de um setor de tráfico humano bem lucrativo.

Entre outubro e maio, os primeiros oito meses do ano fiscal, os agentes da patrulha de fronteira, em San Diego, apreenderam cerca de 663 chineses. No ano passado, foram 48. E no ano anterior, foram apenas oito, segundo dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês).

De acordo com um relatório do Migration Policy Institute (MPI, think tank em Washington, que analisa o movimento de pessoas ao redor do mundo), de fevereiro, a China se tornou uma das principais fontes do mundo de imigrantes. Segundo um relatório de outubro, os chineses são a quinta maior população de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Segundo Xiao Wang, diretor do programa de Estudos Chineses, na Universidade da Califórnia em San Diego, a oportunidade econômica é um fator comum para a imigração chinesa. No entanto, Muzaffar Chishti, diretor do escritório de MPI na Universidade de Nova York, disse que é importante entender o cenário em que isto ocorre. Segundo ele, apesar de o aumento parecer ser dramático, é preciso levar em consideração que a China é enorme. Portanto, o aumento dos imigrantes ilegais representaria uma gota no oceano.

Fontes:
LA Times-California sees surge in Chinese illegally crossing border from Mexico

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *