Início » Economia » Medo do dólar
Economist

Medo do dólar

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De acordo com a Economist, os EUA podem estar entrando em recessão, e um novo medo agora atinge os mercados: o de que a queda do dólar possa fugir do controle.

A revista britânica afirma que uma crise do dólar junto com a contração do crédito e o enfraquecimento da economia seria um cenário assustador. Isto levaria a um baque nos mercados financeiros e deixaria o Federal Reserve de mãos atadas, possivelmente forçando-o a aumentar as taxas de juros ainda que a recessão se aproximasse. A alta do euro iria ainda mais além e as tensões políticas também aumentariam.

A Airbus, por exemplo, afirmou que o declínio do dólar é uma "ameaça à vida" e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, vem alertando para uma "guerra econômica". Durante meio século o dólar vem sendo a moeda hegemônica no mundo. Mas hoje, com a alternativa do euro, o medo é de uma mudança súbita no sistema monetário global.

Fontes:
Economist - The dollar -- The panic about the dollar
Economist - The falling dollar -- Losing faith in the greenback

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. BETO SC/SP disse:

    "MEDO DO DOLAR"…."mas, por emquanto, é só um medo" Ou "Um meteóro pode colidir com a terra"… "mas ainda é muito cedo para afirmar"
    A quem pode interessar tanta especulação, tanta exploração de informação sem embasamento tecnico, a não ser a teoria do achismo!? Que grande perda de tempo e de energia, sem falar nas crises desencadeadas que servem apenas para exploração da ignorancia de alguns. Acho que deveríamos ser mais críticos com quem faz uso deste artifícios para chamar a atenção.

  2. Henrique disse:

    Qdo a maioria dos países produtores e exportadores trocar sua moeda comercial ou bases de contrato pelo Euro… certamente os EUA irão a falência. De um lado seria interesante ver o todo poderoso e onipotente país dar uma chacoalhada mas por outro lado poderemos nos deparar com um quadro assustador! Como um animal encurralado, a maior potencia militar do planeta poderá virar um perigo (ainda maior) para toda a humanidade.

  3. E. Coelho disse:

    Medo do dólar??!!

    Quem tiver medo do dólar pode doar-me e ficar aliviado.

    Por outro lado, o Japão por várias décadas manteve a sua moeda artificialmente baixa, visando facilitar a exportação dos seus produtos. Isso deu certo.

    Atualmente os USA estão fazendo igual, qual o motivo do medo?

  4. EDVALDOTAVARES disse:

    DÓLAR – MOEDA QUE PODERÁ DEIXAR DE EXISTIR. Há pensadores brasileiros especulando que os EEUU pretendem mudar a moeda para que os dólares entesourados na Índia, Japão e China percam o seu real valor. Eles vão até mais longe e deixam escapar que a nova moeda americana se chamaria amero. Caso essa mudança se concretize, a produção de tudo que necessitam se daria no próprio teritório americano, uma vez que não poderiam comprar nada por não terem lastro. Mas, uma vez havendo essa mudança, necessitarão de petróleo, que será o venezuelano, e, de minérios, que serão obtidos nas nações indígenas – esta é para deixar os crédulos brasileiros, americanófilos de carteirinha, de orelhas em pé. Os pensadores – que se mantêm o tempo todo acordados somente pensando -, acreditam que em muitos casos os USA não se envolverão oficialmente nos conflitos bélicos e que empregarão os "Blackwater", falsamente contratados pela Colômbia ou pelas nações indígenas. Pode ser que os pensadores nacionais estão cheios de "caraminholas" na cabeça, mas, por via das dúvidas, e por razão do acompanhamento dos acontecimentos internacionais e, também, pelas manifestações dos observadores, militares brasileiros, eu acredito nas suas fantasiosas previsões. "BRASIL ACIMA DE TUDO". EDVALDOTAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *