Início » Economia » Metade dos alimentos nos Estados Unidos é desperdiçada
MEIO AMBIENTE

Metade dos alimentos nos Estados Unidos é desperdiçada

O desperdício ao redor do mundo é reponsável por 8% da poluição climática

Metade dos alimentos nos Estados Unidos é desperdiçada
Manchas nos alimentos nem sempre interferem na qualidade do produto (Foto: Flickr/Kátia Mello)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os americanos jogam fora quase a mesma quantidade de alimentos que consomem, por conta de um “culto à perfeição”. Esta é a estimativa de especialistas, que se basearam em entrevistas com funcionários de diversos setores, já que os alimentos são desperdiçados em diversas etapas, seja nos campos, nos estoques, na distribuição ou nos próprios supermercados e restaurantes pelo simples fato de não serem bonitos.

Leia mais: Como existe fome com tanto desperdício?
Leia mais: Dinamarca inaugura supermercado de produtos vencidos

As manchas nos alimentos nem sempre interferem na qualidade do produto, mas isso não é levado em consideração. Ainda não se sabe ao certo a quantidade exata que é desperdiçada no país, mas centros de pesquisa como a World Resources Institute, estão trabalhando neste cálculo.

Segundo estimativa da Imperfect Produce, um serviço de entrega de comida “feia” na área da Baía de São Francisco, um quinto de todas as frutas e vegetais vai para o lixo, porque elas simplesmente não seguem os padrões do setor. Só que os fazendeiros elevam bastante esta estimativa, dependendo das condições da colheita e do clima.

Ao redor do mundo, cerca de um terço dos alimentos é desperdiçado, o que equivale a 1,6 bilhões de toneladas por ano. Segundo especialistas, governos não podem combater, de fato, a fome ou a mudança climática se não reduzirem o desperdício de alimentos, já que ele é responsável por cerca de 8% da poluição climática global, mais do que a Índia ou a Rússia.

Apesar de algumas cadeias de supermercados nos Estados Unidos estarem criando seções de alimentos “feios” para incentivar a redução do desperdício de alimentos, muitos produtores e distribuidores dizem que gigantes do varejo ainda usam seu poder para rejeitar este tipo de produto, por conta do ideal de perfeição ou por conta das condições do mercado.

Fontes:
The Guardian-Half of all US food produce is thrown away, new research suggests

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Que tal um artigo com o seguinte cabeçalho: Cerca de metade dos alimentos no Brasil é desperdiçada?
    Ou assim: Como existe fome no Brasil com tanto desperdício de alimentos?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *