Início » Economia » Mudança climática vai piorar cenário econômico global
AQUECIMENTO GLOBAL

Mudança climática vai piorar cenário econômico global

De acordo com um novo estudo, as altas temperaturas, ocasionadas pela mudança climática, vão causar estragos nos resultados econômicos

Mudança climática vai piorar cenário econômico global
Segundo as estimativas dos pesquisadores, a mudança climática vai reduzir a média de rendimentos dos países mais pobres em 75% em 2100 (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com o objetivo de analisar os efeitos da mudança climática na economia mundial, um recente estudo considerou as relações entre a temperatura e a atividade econômica em 166 países num período de mais de 60 anos. Os resultados indicaram que a mudança climática vai aumentar a desigualdade global, talvez drasticamente, porque o aquecimento é bom para países frios, que tendem a ser mais ricos, e prejudicial aos países quentes, que tendem a ser mais pobres.

“Nossa melhor estimativa é que a economia global, em 2100, como um todo diminua em 23% em relação a se nós evitássemos completamente a mudança climática”, disse o co-autor do estudo Solomon Hsiang, da Universidade de Califórnia. A pesquisa também é de autoria de Edward Miguel, da mesma universidade, e Marshall Burke, da Universidade de Stanford. Segundo as estimativas dos pesquisadores, a mudança climática vai reduzir a média de rendimentos dos países mais pobres em 75% em 2100.

“Há uma espécie de faixa de temperatura ideal que parece fazer muito bem aos países do ponto de vista econômico”, disse Hsiang. O ideal é a temperatura de 13°C, que é aproximadamente média das maiores economias. Mas em 100 anos, se a mudança climática não for controlada, nem a temperatura nem a economia vão ser as mesmas. “Quem está no topo agora, como Estados Unidos e China, vai começar a cair, e ter um desempenho ruim”, disse Hsiang. Enquanto isso, os países que já são mais quentes do que a zona de temperatura ideal, como o Brasil e a maior parte da África, vão ficar piores do que já estão, de acordo com o relatório.

Como o foco é exclusivamente no impacto em relação à mudança de temperatura, outros fatores associados às alterações climáticas, como a elevação do nível do mar, não foram considerados. O estudo deve interessar os líderes mundiais na próxima Conferência de Mudança Climática da ONU, em Paris.

Fontes:
The New York Times-Unmitigated Climate Change to Shrink Global Economy by 23 Percent, Researchers Find

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *