Início » Economia » Negócios » Banco do Brasil e Carlyle Group formam parceria
negócios

Banco do Brasil e Carlyle Group formam parceria

Banco e firma de private equity lançam fundo de 400 milhões de reais

Banco do Brasil e Carlyle Group formam parceria
Fundo é parceira entre maior banco brasileiro e segundo maior fundo de private equity do mundo

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após uma negociação que se estendeu por dois anos, o Banco do Brasil e o Carlyle Group formaram uma parceria estratégica, e lançaram um fundo de cerca de 400 milhões de reais, que será utilizado para ações de private equity, que consiste na compra da participação de companhias promissoras para revendê-las por um preço maior num prazo de cerca de cinco anos.

A primeira associação entre um grande banco brasileiro e um fundo internacional de private equity tem como alvos empresas brasileiras com faturamento entre 300 milhões e um bilhão de reais que tenham potencial de se expandirem internacionalmente. O capital que compõe o fundo saiu do próprio Banco do Brasil, e de grandes fundos de pensão públicos e privados.

Um dos motivos para a demora da negociação foi a participação dos fundos de pensão, que no Brasil, tendem a opinar sobre os investimentos, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos. A adaptação do Carlyle Group à realidade brasileira teria como objetivo o acesso a uma parcela dos 483 bilhões de reais sob gestão dos fundos de pensão brasileiros.

Para o Banco do Brasil, a parceria é uma oportunidade de explorar a experiência dos americanos com private equity. Já para o grupo, a parceria é uma forma de atrair os fundos de pensão e também de aproveitar o conhecimento que o BB tem das empresas médias locais. “Essa iniciativa mostra o nosso empenho em investir no Brasil”, diz Juan Carlos Felix, diretor do Carlyle na América do Sul.

Fontes:
Portal Exame - Carlyle e BB lançam fundo de 400 milhões

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *