Início » Internacional » Cerca de 100 empresas migram para Holanda por Brexit
NEGÓCIOS

Cerca de 100 empresas migram para Holanda por Brexit

Incertezas sobre o processo de separação do Reino Unido da União Europeia inflama temor de empresários. Processo de migração pode impactar economia

Cerca de 100 empresas migram para Holanda por Brexit
Algumas empresas já fecharam, enquanto outras optaram mudar operação no Reino Unido (Foto: Number 10/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Aproximadamente 100 empresas internacionais instalaram suas bases na Holanda desde o referendo do Brexit – processo de separação entre o Reino Unido e a União Europeia -, em junho de 2016. Ao longo de 2018, 42 companhias já haviam migrado para a Holanda.

À medida que a data final do Brexit se aproxima – dia 31 de outubro – e o Reino Unido e a União Europeia não chegam perto de um acordo, o temor dos empresários aumenta. Estima-se que outras 325 empresas já tenham sinalizado interesse em migrar para a Holanda – em janeiro, a estimativa era de 250.

A maior parte das empresas interessadas em migrar para a Holanda são britânicas, mas companhias asiáticas e americanas também já demonstraram interesse em instalar bases de operações no país.

“A incerteza crescente que reina no Reino Unido e a possibilidade cada vez mais clara de uma saída sem acordo provocam tensões econômicas significativas nessas sociedades. […] Por isso, um número cada vez maior de empresas se dirigem para a Holanda”, afirmou Jeroen Nijland, presidente da agência holandesa de investimentos estrangeiros (NFIA).

A saída das companhias do Reino Unido, além de outras empresas optarem por não instalar as suas bases de operação no país, pode impactar duramente a economia britânica. No fim de julho, Boris Johnson assumiu o cargo de primeiro-ministro, substituindo Theresa May, mas ainda não conseguiu acalmar os ânimos relacionados ao Brexit.

A incerteza do processo do Brexit já levou companhias à falência, como a British Steel e a British Midland Regional Limited (Flybmi),  enquanto outras empresas migraram ou mudaram o formato de operação no país, como é o caso de algumas montadoras.

Leia mais: Empresários britânicos fazem alerta sobre Brexit

Fontes:
AFP-Cem empresas se mudaram para a Holanda devido ao Brexit

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *