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Esta semana, Elon Musk, executivo-chefe da Tesla Motors e da SpaceX, impressionou o mundo ao apresentar o Hyperloop, projeto de transporte urbano de alta-velocidade. O empresário garantiu que o projeto custará entre US$ 6 e US$ 10 bilhões, mais barato do que o projeto do trem-bala da Califórnia (orçado em US$ 70 bilhões).
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No entanto, alguns críticos discordam e dizem que a estimativa de Musk é enganosa. Para eles existem alguns pontos a serem explicados.
Alexis Madrigal, editor do Atlantic, explica que “a razão do trem-bala custar caro é a aquisição das terras que compõem o trajeto”. Para evitar esse gasto, Musk disse que pretende utilizar uma plataforma sobre a rodovia interestadual da Califórnia, mas não explicou como irá lidar com os entraves jurídicos que isso causará.
Já Brad Plumer, do Washington Post, alertou que, assim como o trem-bala, o Hyperloop terá de construir túneis e viadutos extras para passar pelas cidades que estão no meio do trajeto. “As cidades que seriam mais baratas se recusam a ser cortadas pelo trajeto”, diz Plumer. Essas obras aumentariam o custo do projeto.
Outra questão que inviabiliza o projeto é o preço que custaria uma passagem. Segundo Musk, o Hyperloop teria capacidade de transportar 840 pessoas, por US$ 20 cada. Porém, Dan Sperling, especialista em transporte urbano da Universidade da Califórnia, diz que isso seria impossível, pois o custo da passagem não cobriria as despesas com a manutenção e a equipe necessária para operar o Hyperloop. “É economicamente inviável. Até o mais visionário de todos perceberia que isso não faz sentido”, diz Sperling.
Para Michael L. Anderson, economista e professor de Agricultura da Universidade da Califórnia, todas essas questões fariam o custo da construção do Hyperloop ficar em torno US$ 100 bilhões, mais caro do que o estimado para o trem-bala.
Fontes:
The New York Times-Could the Hyperloop Really Cost $6 Billion? Critics Say No