Início » Economia » Negócios » Existe uma fórmula mágica?
Empreendedorismo

Existe uma fórmula mágica?

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O erro mais elementar dos políticos quando tentam fomentar o empreendedorismo é achar que existe apenas um modelo bem-sucedido. Um exemplo é a tentativa de reproduzir mundo afora o sucesso do Vale do Silício, na Califórnia, onde há grande concentração de empresas de tecnologia.

Algumas tentativas nesse sentido foram bem-sucedidas, como em Israel, mas a maioria se mostrou desastrosa. Isso porque não vale a pena tentar criar o próximo Vale do Silício sem os recursos que o Vale do Silício tem: duas universidades de referência, Stanford e Berkeley, e um grande centro financeiro, São Francisco.

Há pelo menos outros três modelos de sucesso para o empreendedorismo: o da empresa-âncora, que proporciona experiência aos seus funcionários, que depois seguirão seu próprio caminho; aquele impulsionado pela crise, no qual alguns se tornam empresários em virtude da contração do mercado de trabalho; e o modelo do herói local, quando alguém enxerga uma oportunidade, começa um negócio e constrói uma grande empresa.

Fontes:
Economist - A special report on entrepreneurship: Magic formula

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *