Início » Economia » Negócios » Guerra comercial
EADS X EUA

Guerra comercial

Guerra comercial
Fonte: AP

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na última segunda-feira, 8, o consórcio EADS-Northrop Grumman decidiu que não contestará as condições da licitação lançada pelo Pentágono para uma nova geração de aviões de abastecimento. A decisão deixará a norte-americana Boeing como única concorrente num negócio de US$ 35 bilhões.

O grupo Northrop Grumman justificou-se dizendo que a licitação “privilegia claramente o abastecedor de menor dimensão da Boeing e não reconhece como deveria as vantagens de um avião de abastecimento de maiores dimensões”.

Esta mudança gerou uma grande discussão e muitos não concordaram com o ocorrido. Os governos britânico e alemão, juntamente com a Comissão Europeia, manifestaram preocupação e acreditam que  o Pentágono rejeitou a competição a fim de reforçar o poder da Boeing.

O resultado é um duro golpe para a EADS que anunciou recentemente uma perda causada por aumentos de custos, em 2009, de US$ 2,5 bilhões em um outro projeto militar. A EADS é a dona da Airbus, que já vem enfrentando sérios problemas com os atrasos do seu novo avião de passageiros super-jumbo A380.

Fontes:
Economist - EADS and America -- Accusations fly

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Alfredo Sloane disse:

    Guerra é guerra, e guerra comercial é guerra comercial. A grita contra essa encomentda imensa ir para a Europa seria insuportável.

  2. Rabugento disse:

    Depois ainda ficam chateados porque o Brasil quer comprar aviões da França…
    Há alguns anos atrás, nosso Embraer 145 era o mais cotado para vencer uma concorrência do exército norte-americano. Mas mais uma vez o lobby da Boeing foi forte e quem acabou levando foi o 737.

    Preparem-se porque os chineses estão chegando.

    E não estão de brincadeira :

    Caça J-10

    http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/j10.asp

    Aviões comerciais :

    http://aeroblogbrasil.blogspot.com/2009/11/china-commercial-aircraft-planeja.html

    http://www.nytimes.com/2007/03/12/business/worldbusiness/12iht-jet.4887456.html

    http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_generic.jsp?channel=comm&id=news/aw04078p2.xml&headline=China%20Commercial%20Aircraft%20Eyes%20Boeing,%20Airbus%20Turf

  3. luiz antonio vieira barbi disse:

    OS VELHOS DEVEM SE LEMBRAR MUITO BEM DA HISTÓRIA DA BOEING, QUE BRILHOU E ATÉ MESMO PODE TER SALVO OS AMERICANOS NA SEGUNDA GUERRA…QUEM SE LEMBRA DOS FANTÁSTICOS B17, B 24 E B29 ?? DEPOIS NA GUERRA FRIA VEIO O B 52…QUE INTIMIDOU DE FATO OS RUSSOS!!! ASSIM SENDO, PENSO QUE A BOEING É DE DOCE MEMÓRIA AOS AMERICANOS E POR ISTO O OCORRIDO DEVE TER LÁ SEUS SENTIMENTALISMOS…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *