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Latam e Gol entram na disputa pela Avianca Brasil

Azul era a única interessada em adquirir ativos da Avianca, que está em recuperação judicial. Agora, Latam e Gol podem tomar a frente nas negociações

Latam e Gol entram na disputa pela Avianca Brasil
Avianca Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial em dezembro passado (Foto: Divulgação/Avianca Brasil)

As companhias aéreas Gol e Latam podem atrapalhar as negociações da Azul com a Avianca Brasil e tomar a dianteira das conversas comerciais. Isso porque as empresas demonstraram interesse em comprar parte dos ativos da companhia.

Anteriormente, apenas a Azul tinha iniciado a negociação por parte das operações da Avianca Brasil. No entanto, de acordo com a agência de notícias Reuters, desentendimentos entre a Azul e credores estariam atrapalhando as negociações.

A Gol e a Latam teriam se comprometido à gestora americana Elliot, a maior credora da Avianca, com aproximadamente 75% da dívida da companhia aérea. Ademais, as empresas fariam uma oferta de US$ 70 milhões por uma das sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), que vão a leilão no plano de recuperação judicial da Avianca.

Cada uma das UPIs terá operações da Avianca, como os direitos de uso dos horários de pouso e decolagem de voos em diferentes aeroportos e o programa de ponto Amigo. Segundo o portal G1, a Gol informou que, caso adquira unidades da Avianca, vai oferecer oportunidade de contratação para funcionários da companhia que atuavam na determinada UPI.

Além da compra da UPI, a Gol e a Latam se comprometeram a conceder empréstimos para ajudar a Avianca Brasil a se reerguer. Os acordos seriam firmados com os credores da empresa. A Latam disponibilizou US$ 13 milhões, enquanto a Gol afirmou que fará um adiantamento de US$ 35 milhões.

A Avianca Brasil atua desde 2002 no mercado aéreo, realizando 230 decolagens diárias em 47 aviões da Airbus. A empresa atende 23 destinos domésticos e três no exterior, sendo a quarta maior companhia aérea do Brasil.

A Avianca entrou com um pedido de recuperação judicial em dezembro do ano passado, objetivando impedir a falência e garantir que os seus serviços continuem sendo executados.

Fontes:
G1-Latam e Gol vão entrar na disputa por ativos da Avianca Brasil
Estadão-Gol e Latam entram na disputa pela Avianca Brasil

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