Início » Economia » Internacional » Por que a classe econômica está cada vez pior?
Empresas aéreas

Por que a classe econômica está cada vez pior?

Passageiros estão pagando menos por serviços cada vez piores na classe econômica de voos

Por que a classe econômica está cada vez pior?
Maioria dos consumidores compra passagem quase sempre de acordo com o preço (Reprodução/Internet)

É indiscutível que a viagem de classe econômica está cada vez mais desconfortável. Mas de quem é a culpa?

New Yorker e o Bloomberg têm opiniões diferentes. Tim Wu escreveu há pouco tempo no New Yorker que a culpa é das companhias aéreas em seu objetivo claro de prejudicar o passageiro. Ele chamou esse fenômeno de “desconforto premeditado”. Segundo Tim Wu, as companhias aéreasestão aumentando muito os lucros com custos adicionais para serviços como um assento um pouco melhor, a verificação de bagagem ou prioridade no embarque. Wu citou uma pesquisa realizada pela Ideal Works, uma empresa de consultoria no setor de aviação, que registrou uma receita global das companhias aéreas em serviços adicionais de US$31.7 bilhões em 2013, com a United Airlines responsável por US$5.7 bilhões desse montante total.

Mas essa dependência de custos adicionais, diz Tim Wu, tem consequências:   …esse modelo de  taxas adicionais subtende custos sistemáticos, que não são óbvios de imediato. Osserviços adicionais precisam ter um apelo quase essencial para que o passageiro se sinta motivado a pagar. Por esse motivo, é preciso, em determinado nível, criar uma estratégia de “desconforto premeditado”. Os serviços básicos têm de piorar a tal ponto, que as pessoas não tenham alternativa a não ser pagar para terem mais conforto. E esse é o círculo vicioso no qual começa a “via-crúcis” dos passageiros.

Outra opinião resume-se à manchete do Bloombergescrita por Megan McArdle: “Você detesta viajar?”“Culpa sua.”

Talvez fosse possível ter opiniões mais conciliatórias, mas, na realidade, os passageiros estão querendo serviços piores. Embora digam nas pesquisas que se importam com a qualidade, no momento de comprar uma passagem, a escolha de uma companhia aérea é feita quase sempre de acordo com o preço. E as companhias aéreas esforçam-se para oferecer aos clientes o que eles querem: passagens mais baratas em vez de uma experiência agradável.

Fontes:
The Economist-The blame game

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    As leis do mercado ainda não foram revogadas: ninguém espere pagar 50 reais (como eu já paguei) por uma passagem aérea (o táxi saiu mais caro) e ainda ter algum conforto.

  2. Loreno Jr disse:

    Isto se parece,ou é, com a estória
    de colocar uma cabra na sala da casa
    de alguem que reclamava da falta de espaço
    em sua residencia.
    quando tiraram a cabra, seu lar voltou a ser o melhor
    que existia.
    Poucas palavras refletem o que está ocorrendo
    na aviação comercial
    Sds

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *