article image
É uma forma de fabricar produtos que tira o poder de escolha do consumidor
Administração

Produção em massa

fonte | A A A

Produção em massa é uma forma de fabricar produtos que tira o poder de escolha do consumidor e o coloca nas mãos dos fabricantes, que produzem sem saber se haverá compradores.

Antes da Revolução Industrial, as lojas não eram abarrotadas de produtos e os artesãos esperavam por encomenda de clientes. A especialização e a divisão do trabalho são a base da produção em massa, como descreveu Adam Smith em seu livro “A riqueza das nações”, de 1776.

A produção em massa foi utilizada pela primeira vez nos Estados Unidos nas fábricas de armas no fim do século XVIII. A mão de obra especializada é utilizada na criação e na organização do sistema de produção e a não especializada é colocada na linha de montagem. O carro modelo T, da Ford, foi o primeiro a ser produzido em grande escala em 1908. A venda do automóvel chegou a 15 milhões nos Estados Unidos, fazendo com que a Ford se tornasse um complexo industrial invejado.

De volta ao topo comentários: (1)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Alfredo Sloane disse:

    Para mim a produção em massa era uma criação de Henry Ford, mas pelo jeito alguém já tinha pensado nela antes, ele apenas botou a idéia em prática. Não se esqueçam do filme “Tempos modernos”, com Charles Chaplin, uma paródia desse conceito.