Início » Economia » Negócios » Quem é a nova CEO da Yahoo!
Administração

Quem é a nova CEO da Yahoo!

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Carol Bartz é uma das poucas mulheres que ocupam altos cargos nas empresas do Vale do Silício. Ela é também uma veterana por lá. Durante muitos anos Carol comandou a Autodesk, uma empresa de software do norte de São Francisco.

Carol já fez parte do conselho de gigantes de tecnologia, como a Cisco e a Intel, e trabalhou na Sun Microsystems e na DEC. A Economist diz que a escolha de Carol Bartz para o cargo de CEO da Yahoo! parece ter sido muito prudente.

No entanto, muitos consideram que foi uma opção prudente demais. Carol Bartz, de 60 anos, seria demasiado velha para administrar uma empresa da "Web 2.0". Além disso, tem a questão da sua experiência profissional. A Autodesk é uma empresa bem-sucedida, mas tem cerca da metade do tamanho da Yahoo! e vende softwares para arquitetos e engenheiros. Isso não tem nada a ver com os negócios da Yahoo!, ou seja, e-mail, pesquisa na internet ou notícias com publicidade online.

Carol Bartz vai suceder Jerry Yang, co-fundador da Yahoo! que assumiu o cargo de CEO em junho de 2007, quando a empresa já estava em crise. A Economist considera que Carol pode ser exatamente o tipo de líder que a Yahoo! precisa agora. Alguém que será capaz de vender parte da empresa para a Microsoft e se unir a outras companhias.

Carol teve uma vida cheia de experiências. Foi uma estrela de matemática na escola. Trabalhou como garçonete, de minissaia, para pagar a faculdade. Aos 43 anos, quando acabara de assumir a presidência da Autodesk, descobriu que estava com câncer no seio. Ela tirou um único mês de licença para fazer a cirurgia de mastectomia e reconstrução e voltou para o trabalho em tempo integral, enquanto fazia quimioterapia durante sete meses. Mais recentemente, depois de treinar um substituto para seu cargo na Autodesk, mas não tendo chegado a hora de sua aposentadoria, ela abriu mão do cargo de CEO em favor do outro e ficou apenas na presidência do conselho. Ela costuma dizer que um bom líder vê como sua missão ajudar os outros a serem bem- sucedidos.

Fontes:
Economist - One tough Yahoo!

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    Realmente o pulo da Autodesk para a Yahoo! é grande. Mas Carol parece bem preparada para enfrentar esse desafio.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *