Início » Economia » Negócios » Termina caso antitruste da Microsoft na Europa
Justiça

Termina caso antitruste da Microsoft na Europa

Termina caso antitruste da Microsoft na Europa
Fonte: AP

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A comissária europeia para competitividade, Neelie Kroes, e a Microsoft chegaram a um acordo no que pode ter sido o maior caso de antitruste já feito. Iniciado em 1997, o caso começou nos Estados Unidos, quando a empresa utilizou seu monopólio do sistema Windows para asfixiar a competição do navegador Netscape contra seu navegador, o Internet Explorer.

O acordo firmado entre os dois lados prevê que os novos sistemas da Microsoft deverão oferecer aos seus consumidores a escolha de 12 navegadores diferentes, incluindo o seu Internet Explorer.

Apesar de a Microsoft afirmar que o processo não teve utilidade, pois mesmo sem ele o mercado de navegadores se tornou competitivo, existe dúvida se caso não existisse tal mobilização a Microsoft teria deixado que outras empresas se desenvolvessem.

O processo foi levado para frente graças a lobistas de empresas que fabricavam navegadores diferentes. A Microsoft agora se utiliza das mesmas ferramentas antitruste para impedir o crescente monopólio de empresas como a Google.

Fontes:
Economist - Microsoft and antitrust: The end, sort of

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *