Início » Economia » Negócios » Um guru contra os altos salários
Gestão

Um guru contra os altos salários

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Peter Drucker, considerado o pai da gestão moderna, tinha aversão aos salários exorbitantes no mundo dos negócios. Ele considerava que os CEOs não deveriam ganhar mais do que 25 vezes o valor do salário médio em uma empresa.

Uma diferença salarial maior do que esta, dizia ele, torna difícil fomentar o tipo de trabalho em equipe do qual a maioria das empresas precisam para ter sucesso. Drucker sustentava sua controversa opinião, dizendo que os verdadeiros líderes são aqueles que compreendem o que vem com sua autoridade: o peso da responsabilidade, e não privilégios.

De acordo com um relatório do Institute for Policy Studies and United for a Fair Economy, os CEOs das 500 empresas mais importantes dos EUA receberam, em média, US$ 10,5 milhões no ano passado. O valor é 344 vezes o salário médio dos trabalhadores norte-americanos.

Fontes:
Business Week - Put a Cap on CEO Pay

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Eliza Simões disse:

    Bem,tbm sou dessa opnião. Os salários tão altos fazem com que a empresa e o funcionário sejam engessados. Primeiro, a empresa poderia pulverizar o valor em uma equipe com grandes resultado, gerendo mais emprego e descobrindo talentos. Segundo, o empregado com uma remuneração fora do nível de mercado acaba sendo centralizador ( não necessariamente ), pelo peso que lhe cabe a responsabilidade, podendo assim dificultar o processo gestor da empresa.
    Mas entendo também que quem tem muita responsabilidade e é competente naquilo que faz merece ter o salário compativél ao seu valor no mercado, dentro de uma realidade dos negócios. Cabe a empresa avaliar.

  2. Glécio Jr disse:

    Quando alguém faz muita diferença numa empresa merece ganhar bem. Agora, será que esse pessoal faz tanta diferença assim? Ou melhor, será que alguém no mundo faz tanta diferença para ganhar tanto assim?

  3. Edenilson disse:

    Peter Drucker está certo, mas deve-se considerar também a velha lei da oferta e demanda por esses profissionais. Não creio que os CEOs ganhem salários tão exorbitantes devido a generosidade ou por carinho da empresa onde trabalha!!!

  4. Haydene Cassé disse:

    Engraçado, uma boa parte destes "CEO´s" escrevem, em seus livros de auto-ajuda, que a maior dificuldade deles é trabalhar o espírito de equipe em suas empresas!

  5. Ronaldo Dias disse:

    … Uma das condições determinantes no Governo do Brasil ( referencia para meteria ) encontra-se na forma constituida após o descobrimento.

    Primeiro nasceu o ESTADO e depois a SOCIEDADE.

    Deste processo instittuiram as classes sociais. = rica = media = pobre = abaixo da linha de pobreza.

    …. As diretrizes primeiro servem ao ESTADO e depois SOCIEDADE, assim que sobrar vertentes, então distribuem para classes sociais.

    … O Brasil no setor secundario tem em media 520 mil empresas, a cidade de são paulo e grande abc + d, esta entre os oito maiores polos industriais do mundo.

    … Recente o salario minimo do estado de são paulo teve tres niveis:

    1) 450 2)475 3)505, todo este processo reciclado ao que sobrou para distribuir..

    …Na decada de 1980, o setor metalurigico gastava 03% somente com mão de obra e ainda assim pagava bem; tanto que recente até o Presidente da Republica disse que todo brasileiro gostaria de ser metalurgico para ganhar igual.

    … Mais recente divulgou que seu governo é comparavel a JK, ou seja, arranque da industrialização no brasil aonde os maiores beneficios:

    a) metalurgia b)automobilistica c)fundição d)mecanica.

    …. O umnico progresso visivel esta acontecendo no credito de financiamento que o BNDES abriu em 2006 para as Industrias de auto – peças no Mercosul.

    …Sera que fica tão dificil respeitar o ser humano, o cidadão, o trabalhador; que até mesmo na ora de votyar nas urnas é tratado com semi ou analfabeto.

    … Seguer estudo é necessario para candidatos ?

    … Documentos públicos é a LEI de GOVERNO, mas abuso de poder financeiro é crime internacional.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *