Início » Economia » O que aconteceu com Alexis Tsipras?
Política na Grécia

O que aconteceu com Alexis Tsipras?

Premier grego está comprometido com o sucesso das mesmas medidas de austeridade que chegou ao poder prometendo erradicar

O que aconteceu com Alexis Tsipras?
Premier grego ainda se recusa a usar gravatas, mas já não é mais o jovem que vestia camisetas do Che Guevara (Foto: Flickr)

Na véspera da sua eleição em janeiro, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, falou com orgulho sobre como seu partido esquerdista, Syriza, rejeitava a mentalidade homogênea dos partidos e abria espaço para uma diversidade de pontos de vista de seus membros.

Mas, na semana passada, Tsipras depôs membros de seu gabinete que o desafiaram ao votar contra o pacote de medidas de austeridade que os credores europeus estão exigindo da Grécia em troca de um novo resgate. Para os parlamentares do Syriza que votaram contra o pacote e que estão ameaçando rejeitar um segundo pacote de reformas agendado para ir à votação nesta quarta-feira, 22, Tsipras deixou claro que está disposto a convocar uma nova eleição para substitui-los por legisladores leais a ele.

Se Tsipras era um jovem político radical e idealista há seis meses, dedicado a derrubar as políticas de austeridade, ele está emergindo do confronto com os credores como algo completamente diferente: um político popular, astuto e pragmático, comprometido com o sucesso das mesmas medidas de austeridade que chegou ao poder prometendo erradicar.

Tsipras ainda se recusa a usar uma gravata, mas ele não é mais o jovem que vestia camisetas do Che Guevara. Curiosamente, apesar de ter se aproximado do mainstream político e abandonado o radicalismo da sua juventude, Tsipras continua sendo visto como um herói por muitos gregos que votaram nele em janeiro. Seus eleitores o elogiam por ter enfrentado os credores, e agora, por assumir a responsabilidade de fazer o que for preciso para impedir que o país seja expulso do euro.

Fontes:
The New York Times - Alexis Tsipras Transforms Himself as He Sells Greek Bailout Terms

1 Opinião

  1. jayme endebo disse:

    Caiu a máscara e agora vai pagar bonitinho o que deve, estes esquerdistas falam muito bonito, fazem as melhores bravatas mas como nunca trabalharam na vida não conseguem administrar o seu país. Vão ter que chamar algum economista liberal (tipo Levy) pra sanar as finanças e dar credibilidade ao país.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *