Início » Vida » Comportamento » O que ainda impede o reconhecimento da igualdade de gênero?
Igualdade de gêneros

O que ainda impede o reconhecimento da igualdade de gênero?

Novo relatório revela que a maioria dos americanos acha que as mulheres são tão capazes de serem líderes como os homens

O que ainda impede o reconhecimento da igualdade de gênero?
Apesar do aumento da participação feminina em postos importantes, os números ainda são irrelevantes (Reprodução/Getty Images)

Em 2015 a promessa de igualdade de gênero parece mais factível do que nunca. Um novo relatório do Pew Research Centre revelou que a maioria dos americanos acha que as mulheres são tão capazes de serem líderes políticos e empresariais como os homens. Elas não se diferenciam de seus colegas de sexo masculino quando se trata de qualidades de liderança, como inteligência e capacidade de inovação. Em outros atributos como honestidade, senso de justiça, compaixão e comprometimento, muitos americanos consideram as mulheres superiores aos homens.

É tentador interpretar o relatório como um sinal de progresso. Afinal, o 114º Congresso inclui um número recorde de 104 parlamentares mulheres na Câmara e no Senado. No setor empresarial, 26 mulheres são CEOs das empresas da Fortune 500, em comparação a zero em 1995. Mas, na verdade, as 104 parlamentares representam apenas 19% dos congressistas e as CEOs do sexo feminino constituem só 5% dos CEOs das empresas da Fortune 500.

Em resumo, apesar do aumento da participação feminina em postos importantes, os números ainda são irrelevantes. Segundo o relatório do Pew, o problema é que as mulheres têm de dar provas de competência bem maiores do que os homens. Essa constatação sugere um pressuposto inquietante, ou seja, o fato de que as mulheres ainda não estão preparadas para realizar as mesmas atividades dos homens.

Fontes:
The Economist-What's holding women back?

1 Opinião

  1. Talita Marques disse:

    O texto está muito bom, entretanto o trecho em que o autor menciona “o fato de que as mulheres ainda não estão preparadas para realizar as mesmas atividades dos homens.” evidencia uma contradição. Afinal, caro autor, as mulheres se diferenciam dos colegas do sexo masculino ou não?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *