Início » Economia » O que está acontecendo de errado com a economia russa?
Economia russa

O que está acontecendo de errado com a economia russa?

A Rússia é extremamente dependente das receitas do petróleo e o governo não diversificou sua economia na última década

O que está acontecendo de errado com a economia russa?
As sanções impostas pelo Ocidente em consequência da intervenção da Rússia na Ucrânia significaram um duro golpe na economia (Reprodução/EPA)

A Rússia está em meio a uma grave crise financeira. Em 15 de dezembro o rublo perdeu 10% do valor, depois de já perdido cerca de 40% este ano. Os russos em pânico estão comprando dólares, já escasso nos bancos. O que aconteceu com a economia da Rússia?

Os problemas são antigos. A Rússia é extremamente dependente das receitas do petróleo (o hidrocarboneto responde por mais da metade do orçamento federal e por dois terços das exportações) e o governo não diversificou sua economia na última década. Além disso, é terrivelmente corrupto, as instituições são fracas e não existem direitos de propriedade. O Kremlin distribui o dinheiro da exportação de petróleo via bancos estatais para empresas e projetos selecionados com base em sua importância política e sua posição a favor de Putin, em vez de confiar no mercado para alocar capital em empresas mais eficientes. A Rússia é o segundo maior país com desigualdade de renda. E a população em idade de trabalhar está diminuindo com rapidez.

As sanções impostas pelo Ocidente em consequência da intervenção da Rússia na Ucrânia significaram um duro golpe na economia. Mas a preocupação com o setor corporativo na Rússia é a causa da turbulência dos últimos dias. Em 2015 as empresas russas terão de pagar $100 bilhões de dívida externa. Porém com a queda do rublo, o pagamento em dólares fica mais difícil. As empresas gigantes do setor de energia como Gazprom e Lukoil estão em uma situação muito pior do que as pessoas possam ter percebido.

Existe um risco real que a crise financeira na Rússia evolua para uma crise bancária bem mais séria.

Fontes:
The Economist-What’s gone wrong with Russia’s economy

2 Opiniões

  1. ney disse:

    É o mesmo que vai acontecer com a Venezuela, acham que a venda do petroleio é tudo. Agora os americanos controlam o preço de petroleio e os Russos se desesperam. sem Falar NAS SANÇÕES como o não funcionamento da rede visa e Mastercard.

    O pais não pode ficar dependendo de cartões de credito.

  2. Joma Bastos disse:

    Putin teve 12 anos de governação para diversificar a economia, mas tal não foi feito e agora a Rússia está novamente encaminhada para a recessão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *