Início » Economia » Comércio global terá menor expansão desde 2008
OMC

Comércio global terá menor expansão desde 2008

OMC reduziu de 2,8% para 1,7% a previsão de crescimento do comércio global para este ano

Comércio global terá menor expansão desde 2008
Será a primeira vez em 15 anos que o comércio internacional avançará abaixo do PIB mundial (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta terça-feira, 27, que o volume do comércio mundial deve crescer 1,7% em 2016. Trata-se da expansão mais lenta desde a crise financeira de 2008. O comércio internacional avançará abaixo do PIB mundial, previsto em 2,2%.

A estimativa da OMC sofreu uma redução drástica em relação à previsão feita em abril, em que se calculava um crescimento de 2,8% no comércio mundial. De acordo com a organização, a desaceleração “se deve a uma queda mais forte que o previsto do volume do comércio de mercadorias no primeiro trimestre (-1,1% na comparação com o trimestre anterior, estabelecido pela média de exportações e importações corrigidas das variações sazonais) e a uma recuperação mais frágil do que o previsto no segundo trimestre (+0,3%)”.

Além disso, a OMC destaca que a desaceleração do crescimento do PIB e do comércio em países como China e Brasil contribuiu para a redução na previsão. Outro fator apontado foi a queda nas importações dos Estados Unidos.

Com esse cenário, a organização também reduziu as expectativas de crescimento para 2017. A projeção atual é de um aumento entre 1,8% e 3,1%, em vez dos 3,6% estimados em abril.

Para o diretor geral da OMC, Roberto Azevêdo, os indicadores são graves e devem servir como um sinal de alerta para o comércio global. “É particularmente inquietante dada a hostilidade crescente à globalização”, disse Azevêdo.

Apesar de apontar que no segundo semestre deve ocorrer uma melhoria no cenário do comércio mundial, a organização alerta que a perspectiva para o restante do ano e o próximo segue incerta por conta de fatores, como a volatilidade financeira causada por mudanças nas políticas monetárias dos países desenvolvidos, os discursos anticomércio ganharem mais força e os potenciais efeitos do “Brexit” no Reino Unido.

Fontes:
O Globo-OMC reduz de forma drástica previsão de crescimento do comércio
Exame-OMC corta previsão de crescimento do comércio mundial a 1,7%

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *