Início » Economia » OMS omitiu surto do ebola por dois meses, diz agência
surto de Ebola

OMS omitiu surto do ebola por dois meses, diz agência

A organização recebeu pedido de ajuda antes que a epidemia tomasse grande proporção na África Ocidental

OMS omitiu surto do ebola por dois meses, diz agência
Mais de dez mil pessoas morreram da doença (Reprodução/John Moore/Getty Images)

Segundo e-mails internos e documentos obtidos pela Associated Press, a Organização Mundial da Saúde (OMS) poderia ter feito um alerta internacional sobre a epidemia de ebola na África Ocidental dois meses antes de quando fez. A agência das Nações Unidas chegou a reconhecer que agiu lentamente frente ao surto da doença. No entanto, ela também culpa o surpreendente avanço do vírus pela epidemia.

Os documentos mostram que os funcionários da OMS foram informados da situação logo no início e que receberam um pedido urgente de ajuda. Agentes chegaram a sugerir, em emails internos, divulgar uma emergência internacional sobre o início da epidemia em junho de 2014, mas segundo os documentos, os diretores da OMS teriam considerado a medida precipitada. Afinal, eles afirmaram que o alerta poderia ser interpretado como um “ato hostil”, além de poder prejudicar as economias da região.

Apenas em agosto de 2014, a organização emitiu um comunicado internacional sobre o surto da doença. Mais de dez mil pessoas morreram da doença.

Fontes:
O Globo-OMS omitiu surto do ebola na África Ocidental por dois meses, diz agência

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *