article image
Escassez de talento é mais aguda no Japão, onde população está envelhecendo e exacerbando o problema (Reprodução/The Economist)
Mercado de Trabalho

Onde estão os empregos

Apesar do alto desemprego, empresas dizem que têm tido dificuldade em contratar

fonte | A A A

O desemprego atingiu nível recorde em muitos países. Ainda assim, mais de um terço dos empregadores ao redor do mundo estão com dificuldade para preencher suas vagas, de acordo com uma pesquisa do ManpowerGroup feita entre cerca de 40 mil empregadores em 41 países. Trabalhadores de ocupações técnicas (eletricistas, encanadores, pedreiros, etc.) são o grupo com menos oferta, seguido de engenheiros e pessoal de venda.

A escassez de talento é mais aguda na Ásia, em particular no Japão, onde uma população que está envelhecendo está exacerbando o problema. Apenas na França a proporção de empregadores com dificuldades de encontrar talentos apropriados aumentou de modo significativo desde o ano passado (de 20% para 29%). Na Itália, por outro lado, esse número caiu à metade, indo de 29% para 14%. De modo geral, os empregadores estão menos preocupados a respeito do impacto da escassez de habilidades do que estavam em 2011. Isso pode acontecer porque as empresas estão se sentindo mais confortáveis em conduzir seus negócios em ambientes de incerteza onde a escassez de talentos permanece.

 

De volta ao topo comentários: (7)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Cassi disse:

    NA REALIDADE O DESEMPREGO EXISTE EM TODO MUNDO, PRINCIPALMENTE COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, EM QUE VIVEMOS NUM MUNDO GLOBALIZADO. PARECE QUE OS BRASILEIROS
    NEM SE SENTEM ENGANADOS. PAGAM CARO POR TUDO, ADORA SER ESCRAVISADO DO PODER, QUE RECEBEM MIGALHAS DEFENDENDO POLÍTICOS. SÃO LOTADOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS PRESTADOS, DEPENDENDEM DO EMPREGO TERCERIZADO. SÃO OS MELHORES, DADOS PARA OS APADRINHADOS
    MESMO DESQUALIFICADO, ENFRENTA CARGO DOS NOMEADOS, SEM VAGA , SÃO CHAMADOS DE DESQUALIFICADOS. TANTAS NOVAS FACULDADE INCENTIVADAS PELO GOVERNO FEDERAL,
    ABERTAS SEM PLANEJAMENTO, MUITOS FORMADOS. ASSIM, É DITO NA IDÉIA DE PROPAGANDA QUE VIRA MATÉRIA AO CONTRÁRIO. QUE APROVEITAM DA SITAÇÃO E DIZ QUE HÁ VAGA. EITA POLVINHO, É GOSTAR DE SER ENGANADO…

  2. Leidy Santos disse:

    Temos necessidade de ESCOLAS TECNICAS.

  3. Eurípedes disse:

    reportagem mais nada a ver!

  4. erandi disse:

    Hoje se vê pouca gente capaz para a criação de produtos e/ou serviços inovadores aqui no brasil e creio que também no exterior, por isso que muitos competem para um mesmo cargo para amanhã ser um CEO, gestor ou qualquer coisa similar a isso. E de preferência em grandes corporações que sempre buscarão reduzir custos e aumentar lucro e imaginem para quem vai sobrar…Depois ainda não querem concorrência? O desemprego vêm da famosa lei econômica de oferta e procura. Uma dica, crie seu cargo, empreenda!

  5. Áureo Ramos de souza disse:

    O problema é que nosso país cresceu vertiginosamente e não acompanhou o desenvolvimento, existe brasileiros formados sem pós-graduação e também sem a primeira oportunidade. Quando uma empresa coloca um cartaz que precisa de tal profissional requer que o mesmo possua um, dois ou mais anos de experiência. As vezes em sua porta exista um profissional competente mais sem experiência, se não acontecer a primeira oportunidade jamais o jovem irá trabalhar.

  6. Samuel Ribeiro disse:

    A realiadde realmente é outra,vemos tantas propagandas enganosas de milhões de empregos e na real.o desemprego está constante nas nossas vidas bem perto de nós.Parentes,amigos,conhecídos pessoas que não conhecemos,estam desempregados[a],na vida real é outra coisa,nos jornais e na tv é tudo maravilhas,acorda Brasil…

  7. João Cirino Gomes disse:

    As informações são vendidas e distorcida de acordo com quem as encomenda!

    É como se o cidadão fosse colocar um anuncio, ele paga e tem o anuncio que contratou!
    Neste caso ainda existe a lei da propaganda enganosa para dar proteção ao consumidor!
    E no caso dos políticos que mentem o tempo todo, usando as verbas de nossos impostos e fazendo propaganda enganosa para nos ludibriar?

    Bom, eles tem a lei de imunidade e fórum privilegiado, para se acobertarem, roubarem, superfaturarem, distorcerem e viverem como se fossem semideuses, na mordomia, acima da lei, da justiça do bem e do mal!

    E os vão pela cabeça dos outros, acreditando em suas promessas e mentiras, passam a viver no mundo da ilusão, da fantasia e do faz de conta, “onde os gananciosos” na realidade tem salários principescos, varias aposentadorias, vantagens pessoais e mordomias, AS CUSTAS DOS vendidos, escravizados e dos ILUDIDOS!

    Estas inversões de valores, são as maiores responsáveis pela destruição da natureza, pelo aumento da miséria, mendicância e violência!

    Por isso criamos o: Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade!
    Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!

    Para:Senado Federal

    ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

    E quem quiser ser candidato que seja, pode até mentir, mas se roubar será preso e terá que devolver aos cofres públicos os produtos de suas falcatruas!

    Pois é a oportunidade e impunidade, que esta fazendo o ladrão neste país indiferente de partido,raça,cor ou credo!

    E que adianta criticar generalizando; se os políticos desonestos continuam aprovando leis e emendas só visando seus benefícios?

    Vamos deixar bem claro> Enquanto houver IMUNIDADE PARLAMENTAR,
    ou FÓRUM PRIVILEGIADO, não haverá justiça social, nem democracia; pois em
    uma democracia, os direitos são iguais, e em uma democracia deveria predominar a vontade da maioria.

    Vai dizer que a maioria aceitaria continuar as mais altas taxas tributarias do universo, para dar mordomias, aos corruptos, ladrões e desviadores, que passaram a ser seus algozes?

    Se analisarmos corretamente; somos nós mesmos; “esta população inocente”, que lhes da à chave do cofre e o poder de semi deuses, deixando que desfrutem da lei de imunidade parlamentar!

    “ESTE PROCEDIMENTO” é o mesmo que dar um cheque assinado em branco a um estranho! E quem acaba sem ação, sendo malhados e pagando contas indevidas, são os políticos bem intencionados, se é que ainda existem, os cofres públicos e o povo em geral.

    Mas com boa vontade, poderemos esclarecer boa parte da população!

    Vamos deixar claro Lista das corrupções no Brasil

    Caso esteja de acordo, assine e ajude a divulgar; pois uma andorinha sozinha não faz verão!

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=Janciron

    Os signatários