Início » Economia » Os consultores do atraso
Opinião

Os consultores do atraso

'Fazer negócios, aqui entre nós, não pode ser o forte do Brasil'. Por Gilberto Simões Pires

Os consultores do atraso
Lula no Fórum Econômico Mundial de 2009 (Reprodução/ Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ex-presidente Lula, para quem acompanha os noticiários, a cada dia é convidado por algum país deste mundo para dar seus pitacos e ensinar como os governos devem agir diante da crise atual que assola o planeta. Agindo como se fosse um professor da boa prática administrativa pública, Lula parece estar se achando o papa do assunto.

Da mesma forma a presidente Dilma, como podemos assistir nas suas recentes visitas a países europeus, também discursou e distribuiu conselhos sobre formas de agir neste momento crítico, onde praticamente todas as economias mundo afora estão em mau estado.

Só por aí fica muito claro e transparente o quanto o mundo ainda está repleto de pessoas ingênuas, que nada ou muito pouco sabem a respeito das coisas que acontecem no nosso pobre país.

Mal sabem que enquanto Lula governou e agora com Dilma na presidência, pouco ou quase nada foi feito para que o Brasil deixe de ser um eterno país subdesenvolvido ou, como muitos preferem, emergente.

Vejam, por exemplo, o que diz, com todas as letras e números, o sério relatório Doing Business de 2012, publicado ontem pelo Banco Mundial: o Brasil passou a ocupar a 126ª colocação entre 183 países avaliados. Se, no ano passado, já estávamos na péssima 120ª posição, neste ano andamos para trás mais seis posições em relação a 2011. Que tal?

Fazer negócios, aqui entre nós, não pode ser o forte do Brasil. A considerar a nossa invejável carga tributária, que beira 40% do PIB, é difícil imaginar que poderíamos estar numa posição mais confortável. Mesmo assim, são vários os pontos que o Banco Mundial analisa para avaliar quem oferece um bom ambiente para fazer negócios.

O índice do Doing Business é calculado com base em dez pontos, como: abertura de empresas; facilidade para obter alvarás; obter eletricidade; registro de propriedade; obtenção de crédito; proteção dos investidores; pagamento de impostos; comércio entre fronteiras; execução de contratos; e, resolução de insolvências.

O Brasil, pelo que se pode deduzir através do relatório – Doing Business -, não está estagnado. Ao contrário: está andando para trás. Aliás, na América Latina estamos na frente da Venezuela, Bolívia e Equador. No mundo estamos, por exemplo, atrás da Nigéria, Bangladesh, Etiópia, Zâmbia, Kiribati, Palau, Kosovo, Quirguistão, etc.

Enquanto o relatório deixa os brasileiros preocupados, Lula e Dilma viajam o mundo dando aulas de administração pública. Pode?

Fontes:
Ponto Crítico - Os consultores do atraso

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

14 Opiniões

  1. Afonso Schroeder disse:

    Aos olhos desta minoria eclética e competente, tudo que nasce de governo popular é retrocesso, ou será que faltou-lhes despreendimento, vontade política e capacidade para realiza-las em suas gestões,sorte da grande maioria da população deste gigante abençoado que soube escolher o melhor para administrar o País em 2002, em diante, sem medo de errar comparar o boa equipe comandada por Luiz Inacio da Silva (Lula) e atual equipe Dilma Rousseff é no minimo querer tampar o sol com peneira, oxalá que Deus continue iluminando todas as pessoas que fazem do cargo público um sacerdósio e não só como era em governos anteriores onde as pessoas que tinham o poder político em suas mãos só governavam para suas classes.

  2. André Luiz D. Queiroz disse:

    @ Afonso Schroeder,
    Eu não consegui discernir se você usou de ironia, ou realmente é partidário do populismo de Lula como estratégia política. É fato que o bolsa família teve um impacto positiva no poder aquisitivo das camadas mais pobres da sociedade, principalmente no Nordeste. Mas, até quando isso será sustentável? Até quando o povo vai viver de esmolas? Porque, analisando os demais aspectos conjunturais do país, podemos dizer sem erro que, de fato, em 8 anos de governo petista (os doais mandatos de Lula), pouco ou nada se fez para melhorar concretamente o país. Ainda estamos emperrado por impostos e mais impostos, burocracia, infra-estrutura pra lá de deficiente, e muita, mas muita corrupção em todas as esferas de governo! E, a continuar esse estado de coisas, o Brasil vai continuar patinando, e perdendo oportunidades importantíssimas de se desenvolver econômica e socialmente. Desse jeito, vamos continuar relegados à irrelevância, mas com ”delírios de grandeza’, sonhando em ser ‘o país do futuro’. De um futuro que NUNCA chegará!…

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    A matéria não passa de uma peça rudimentar contra o PT.

    O Mundo reconhece o que o autor não reconhece.

    O Mundo, “pouco informado” está errado e o autor está certo.

    Em plena era da globalização internética, ler uma coisa deste tipo causa lágrimas, não de risos mas de choro mesmo.

    Com este tipo incompetente de fazer oposição partidária e avulsa, o PT ganha as eleições de 2014 no primeiro turno, com qualquer candidato.

  4. nancy keid disse:

    O texto deixa claro que o Brasil, através de pesquisa realizada,com critérios nos focos empresariais ficou muito a desejar, resultado que qualquer empresário, não importa o porte, pode testemunhar.

    Não sou lulista,porém ,quando se quer ouvir um estadista, acredita-se que ele tem o que falar.
    Não é mencionado quem paga ou quer ouví-lo, para que se tenhamos análise mais profunda.

    Analisar um governo é mais do que isso.

    O Lula é vivo,carismático e onde houver espaço ele estará.

    Cabe a cada um discernir e filtrar.

  5. Marco Tolentino disse:

    O QUE A GLOBO CONSTRÓI, TAMBÉM DESTRÓI ! ESTA PUXANDO O TAPETE DE SANGUE DO LULA ! ..NOSSA SAÚDE ESTA NUM ESTADO DE GUERRA CIVIL..SÓ SE VÊ OS POBRES BRASILEIROS JOGADOS NO CHÃO DOS HOSPITAIS …VERGONHA NACIONAL !..E PIOR!….. TUDO ACABARÁ EM PIZZA ! QUAL SERÁ A PROVIDÊNCIA DA PRESIDENTA PARA ACABAR COM ESSA VERGONHOSA GUERRA? SERÁ QUE ELA VAI TROCAR O TAPETE OU VAI JOGAR UM OUTRO POR CIMA ?
    SERÁ QUE OS HOSPITAIS POR EX; DO NORDESTE MEDIEVAL ESTÃO DECENTEMENTE CONDIZENTES COM A GRANA QUE O BRASIL EMPRESTOU PARA OS USA E A EUROPA ?
    AIAIAIAIAIAI!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Afonso Schroeder disse:

    André Luiz D. Queiroz:
    Ilustre não precisa ser partidário, o que precisa em minha opinião é ser justo, ter vontade política e atender os anseios da grande maioria que era esquecida antes da era Lula, gostando ou não podes ter certeza que se tiver outro caminho aponte e faça alguma coisa, ou será que devemos ver noticias como 1% da população que detém 40% de toda pecúnia e não vi você dizer nada vai além é muito fácil endeusar o poder econômico ou digo bajular estes ilustres gananciosos que a cada segundo fabricam milhares de… Quem sabe um dia estes poucos vão perceber que o mais precioso nesta vida é saber viver em sociedade ou será viver bem é ver o semelhante privado até da alimentação, oxalá que Deus de entendimento, pois o dinheiro não é tudo nesta vida.

  7. nancy keid disse:

    André (RJ), concordo com você a respeito da matéria – não dá pra entender se é ironia ou crítica… e também quanto a leitura do que acontece hoje em nosso país.

    Aos que defendem o PT tenho que lembrar que nem 10 nem 100, Lula fez alianças espúrias que deu-lhe governabilidade, porém associar-se ao que de pior vem fazendo história e nos deixou sem avanços estruturais. O trem passou. Á Dilma, ficou a tarefa de limpar os corruptos (+ ou -).

    Só sei que precisamos ter mais coragem e foco para mudar o que imperra avançarmos na cultura, educação e economia.

  8. helo disse:

    Nancy,
    O pagamento de 1 milhão por países e empresários a certas consultorias ou palestras, é talvez menos pelos seus conteúdos do que pela informação ou passe privilegiado. Lula, Dirceu e Palocci não fizeram nem 1 dia da quarentena recomendada para autoridades que deixam o governo.
    O mundo está bem informado, e já sabe o caminho das pedras, isto é o caminho mais curto e fácil para lucar.
    Os aplausos nesses encontros devem ser muitos, onde todos lucram bi ou milionariamente.

  9. L. Schmidt disse:

    FHC remou em aguas turvas, com baixo crescimento mundial e três crises violentas. Realizou reformas importantes (com o PT nos cacalnhares brecando TUDO que podia e nao podia), implantou a Lei das Responsabilidade Fiscal, solifificou o Plano Real, que estabilizou a moeda e a nacao (méritos que dos quais hoje se vangloriam os Lulistas como se fossem obra sua).
    O Brasil crescia acima da média mundial.

    Lula pegou a casa arrumada, navegou com vento à favor, com o mundo crescendo, com a China sugando todas as commodities que consiguíamos enfiar nos navios, com governabilidade comprada, com uma máquina de propaganda estatal fenomeral, dinheiro entrando pela janela (e saindo pelo ralo da corrupcao), etc.
    O Brasil crescia muito abaixo da média mundial, nenhuma PPP foi feita, nenhum centímetro de metrô foi financiado (fora o de Caracas), 50% das casas ainda nao têm saneamento básico, etc.

    Há muito para ser feito no Brasil ainda antes de Lula e Dilma terem a cara de pau de (com seus discursos redigidos por outras pessoas, como sugeriram alguns jornais europeus sérios), querer ensinar o mundo a como lidar com seus problemas.

    Um país que tem tao precarias condicoes de saneamento, de educacao, de saude, de seguranca pública (sao mais de 5 mortes violentas por HORA), de ambiente de negócio, deveria ter um pouco mais de humildade no trato internacional.

    Que diplomatas sao esses que permitem uma gafe diplomática atrás da outra e ainda as “vendem” no Brasil como grande facanha?

    Menos megalomania e mais seriedade seriam mais produtivos para a imagem do Brasil no exterior.

  10. Markut disse:

    Se você lê o conjunto destes depoimentos abaixo,vê mais um infindavel entrevero entre os que são pró e os são contra.
    Mas, tente situar o estado atual da sociedade brasileira no contexto mais amplo, histórico e geográfico.
    Ver-se-á um pais imenso, de 200 milhões de moradores, mas não de cidadãos,faltando-lhes o essencial, que é a educação básica competente, a única saida para a desejada transformação que nós todos almejamos.
    Espelhemo-nos numa Coreia do Sul que, em cerca de 60 anos,graças a uma revolucionária política educacional, reverteu um país medieval e atrasado, numa esfusiante e competente sociedade de primeiro mundo.

  11. Lala das tantas disse:

    O QUE A DILMA DEVE FAZER PARA MELHORAR A SAÚDE É ACABAR COM COLÉGIOS PARTICULARES QUE PREPARAM CANDIDATOS PARA COMPETIREM VAGAS NAS FACULDADES PÚBLICAS DE MEDICINA.É PRECISO QUE TENHAMOS SÓ ESCOLAS PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS E QUE OS MÉDICOS AOS SE FORMAREM FAÇAM CONCURSO PÚBLICO PARA PODEREM TRABALHAR ASSIM COMO COM OS PROFESSORES.

  12. willer marcos ferreira disse:

    vindo de quem vem , não e surpresa a critica ao Governo LULA , ao inves de ficar lendo relatorios de Doing Business de 2012, publicado ontem pelo Banco Mundial , vc deveria ir conhecer lugares que se desenvolveram ou estou desenvolvendo com os investimentos feitos no país .
    quantas pessoas sairam da miséria absoluta ?
    precisamos melhorar a distribuição de renda no País ainda , Vamos propor a troca de toda carga tributaria do País pelo Imposto UNICO , Vinculado a Movimentação financeira . assim acaba a sonegação .

  13. ZUKA disse:

    PODE SIM!!!!….PORQUE Nos brasileiros somos uns idiotas E tambem porque la fora eles nao sabem que 30% dos brasileiros n~ao tem privada. nao sabem o que e papel hogienico…nao tem ‘agua encanada….remedios nem pensar…e vamos dar aula de administracao publica para ESTRANGEIROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!ANTIGAMENTE BANDIDOS ERAM PROCURADOS,HOJE PEDEM VOTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!BRASIL DOS TUPINIQUINS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. João Cirino Gomes disse:

    A verdade nua e crua: É que
    Lula e Dilma, estão é usando nossos impostos para arrotar caviar pelo mundo afora, mesmo sabendo que a maioria dos seus eleitores, são analfabetos, estão desempregados, passando fome, ou vivendo na dependencia dos salarios, que tais professores de economia roubam dos aposentados!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *