Início » Economia » Pacote europeu pode beneficiar economia brasileira
Economia

Pacote europeu pode beneficiar economia brasileira

Especialistas acreditam que programa europeu pode incentivar mais investimentos no Brasil

Pacote europeu pode beneficiar economia brasileira
Com juros mais altos, o Brasil volta a se tornar atraente para capitais de curto prazo (Reprodução/ Internet)

O programa europeu de injeção de mais de 1 trilhão de euros na economia europeia pode favorecer o Brasil. Enquanto os Estados Unidos devem começar a elevar os juros em meados deste ano, a Europa segue a cartilha de afrouxamento monetário e tenta relançar as economias estagnadas do bloco. Apesar de o programa europeu ser de menor porte e de mais curta duração que o americano, a injeção monetária deve compensar, em parte, as perdas com o encerramento dos estímulos nos Estados Unidos.

Leia mais: Economia brasileira deve crescer apenas 1% em 2015
Leia mais: Brasil deve cair no ranking das maiores economias mundiais
Leia mais: A economia mundial em 2015 terá ecos das dificuldades da década de 1990

A taxa Selic acaba de ser elevada para 12,25% ao ano. Com juros mais altos, o Brasil volta a se tornar atraente para capitais de curto prazo. Dessa forma, o país conta com uma ajuda do câmbio para tentar conter a inflação.

“Será uma ajuda em termos de fluxo de capitais e de exportações, além de minimizar os riscos de uma desvalorização excessiva do câmbio, com reflexos benéficos sobre a inflação e as expectativas”, explica Carlos Langoni, economista da FGV e ex-presidente do Banco Central (BC) ao Globo. No entanto, Langoni ressalta que o programa europeu não altera o cenário de preços mais baixos para as commodities.

O economista e professor da UFRJ, Luiz Carlos Prado, também vê efeitos positivos. “Para nós é uma boa notícia porque significa mais recursos disponíveis na Europa. O cenário de maior pressão sobre o câmbio que estava previsto vai ser compensado pelo programa europeu”.

No segundo semestre de 2015, quando o pacote europeu tomar força, a economia brasileira já terá realizado grande parte dos ajustes. Isso vai favorecer a atração de investimentos.

“O Brasil, com seus juros altos, será favorecido pelo chamado carry trade (quando investidores tomam emprestado dinheiro a juros baixos e aplicam em países com juros altos)”, diz Patrick Behr, da FGV/Ebape.

 

Fontes:
O Globo-Pacote europeu terá efeitos positivos no Brasil

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *