Início » Economia » Países com inflação alta vêem suas moedas despencarem
Economia mundial

Países com inflação alta vêem suas moedas despencarem

Depois de anos de leniência com as economias que apresentam altos índices inflacionários, os mercados de câmbio começam agora a valorizar algo que foi arduamente conquistado: as credenciais de árdua luta contra a inflação de que gozam alguns bancos centrais.

Países como Turquia, África do Sul e Romênia têm visto suas moedas despencarem este ano em relação ao dólar e ao euro. Esta atitude menos benevolente é outro aspecto de uma profunda transformação no quadro de avaliação de riscos no âmbito do mercado financeiro. É uma má notícia para países com inflação alta e que também têm grandes déficits externos e, portanto, grande necessidade de financiamentos.

Até meados de 2007, a inflação relativamente alta em uma determinada economia era vista pelos mercados financeiros como um bom motivo para comprar sua moeda, com base na certeza de que as taxas de juros nominais seriam igualmente elevadas e poderiam aumentar ainda mais. A partir do segundo semestre de 2007 e início de 2008, tem havido uma percepção de que os bancos centrais estão mais preocupados com o crescimento do PIB e com a estabilização do setor financeiro.

Fontes:
Economist - The pain of inflation -- Countries with high rates of inflation are seeing their currencies battered

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *