Início » Economia » Países ricos têm a maior desigualdade em 30 anos
Relatório da OCDE

Países ricos têm a maior desigualdade em 30 anos

Relatório da OCDE mostra que os 10% mais ricos têm mais da metade da riqueza total

Países ricos têm a maior desigualdade em 30 anos
Morador de rua em Nova Iorque, nos EUA (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira, 21, revelou que a desigualdade atingiu o maior nível em mais de três décadas na maioria dos países ricos.

De acordo com o relatório, “nos países da OCDE, os 10% mais ricos da população ganham 9,6 vezes a renda dos 10% mais pobres. Essa relação era de 7:1 nos anos 80, subiu para 8:1 nos anos 90 e para 9:1 nos anos 2000”.

Além disso, os 10% mais ricos têm mais da metade da riqueza total. Entre os motivos, segundo a OCDE, está a mudança nos sistemas de impostos, que se tornaram menos redistributivos após os cortes nas taxas marginais da população mais rica.

A evolução tecnológica também foi responsável por uma polarização nos empregos, contrapondo vagas que exigem profissionais qualificados e outras de meio período ou temporárias.

A economia como um todo sofre com o aumento da desigualdade. Entre 1985 e 2005 o seu aumento retirou 4,7 pontos percentuais do crescimento acumulado entre 1990 e 2010, segundo estimativa da OCDE.

A organização ressalta que não será fácil reverter o aumento da desigualdade, uma vez que ela “está profundamente enraizada nas nossas estruturas econômicas […] mudar instituições, políticas e relações entre atores econômicos que estiveram entre nós tanto tempo será difícil. E as forças de mudança tecnológica e globalização não irão embora”.

Fontes:
Portal Exame - Desigualdade é a maior em 30 anos. Dá pra reverter?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *