Início » Economia » Pela primeira vez, mercado prevê queda da economia também em 2016
Boletim Focus

Pela primeira vez, mercado prevê queda da economia também em 2016

Deterioração das previsões da atividade econômica neste ano e no ano que vem estão cada vez mais acentuadas

Pela primeira vez, mercado prevê queda da economia também em 2016
Retração do Produto Interno Bruto deve continuar no ano que vem, segundo analistas que elaboram o Boletim Focus (Foto: Pixabay)

Analistas de instituições financeiras que elaboram o Relatório Focus, do Banco Central, estimaram pela primeira vez, em seu último relatório, uma queda da atividade econômica também em 2016, prolongando a retração do Produto Interno Bruto (PIB). Para o ano que vem, a estimativa é que o PIB recue 0,15%. As estimativas anteriores projetavam um PIB estagnado no ano que vem. A expectativa para este ano também caiu um pouco, passando de uma contração de 1,97% para 2,01%.

Em relação à inflação do ano que vem, a mediana das previsões do Focus prevê que o IPCA fique em 5,44%, frente à previsão de 5,43% feita na semana passada. A piora afasta ainda mais as chances de o BC conseguir levar a inflação para a meta de 4,5% no ano que vem, como tem prometido. Este ano,  o Focus estima que o IPCA fique em 9,32%, embora os analistas mais pessimistas o projetem na casa de dois dígitos, chegando a 10,02% este ano.

O dólar também está estimado em R$ 4 este ano pela primeira vez no relatório. Até a semana passada, a projeção mais pessimista para o dólar o colocava em R$ 3,90.

Os analistas ajustaram, ainda, suas estimativas para a produção industrial, passando de uma queda de 5,21% para 5%. Em 2016, a projeção do crescimento passou de 1,15% para apenas 1%.

 

Fontes:
Valor - Mercado prevê pela primeira vez contração em 2016
Estadão - Analistas agora projetam dois anos de recessão da economia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *