Início » Economia » PIB cai 1,9% no segundo trimestre e confirma recessão
Economia

PIB cai 1,9% no segundo trimestre e confirma recessão

Produto Interno Bruto caiu 1,9% no segundo trimestre de 2015, após redução de 0,7% no primeiro período de três meses do ano

PIB cai 1,9% no segundo trimestre e confirma recessão
Equipe de economia do Governo Federal tenta solucionar o problema para retomar crescimento (Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil)

A crise econômica do Brasil segue se agravando, enquanto os problemas políticos não são resolvidos. Nesta sexta-feira, 28, foi anunciada a queda de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, a segunda redução consecutiva, confirmando o momento de recessão na economia. Esse é o pior resultado do PIB desde o primeiro trimestre de 2009.

No primeiro período de avaliação do ano, a queda do PIB, que se calculava em torno de 0,2%, foi de 0,7%, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado das duas últimas avaliações aponta que a economia brasileira está em recessão técnica, porém, de acordo com o Codace/FGV, a recessão já é uma realidade desde o segundo trimestre de 2014.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, comparou a situação atual com o momento de crise global enfrentado entre 2008 e 2009. Rebeca acredita que os momentos guardam semelhanças e diferenças. A turbulência política atual tem afetado todos os setores da economia brasileira, alguns deles, como a construção civil, com mais força.

“Tem coisas parecidas e coisas diferentes. Em 2008 e 2009, por exemplo, o consumo das famílias não tinha sido tão afetado, já que houve medidas para diminuir o efeito (da crise). A situação agora é um pouco diferente”, explicou Rebeca.

Fontes:
Estadão-PIB cai 1,9% no segundo trimestre, na maior queda desde 2009, e confirma recessão

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *