Início » Economia » PIB global pode ter longo período de baixo crescimento
Alerta do FMI

PIB global pode ter longo período de baixo crescimento

Governos e companhias terão dificuldade para reduzir dívidas acumuladas durante a crise econômica

PIB global pode ter longo período de baixo crescimento
Crise pode ter afetado de forma permanente o potencial de expansão das economias, diz FMI (Fonte: Reprodução/Reuters)

Em seu relatório semestral divulgado nesta terça-feira, 7, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que as principais economias do mundo devem estar preparadas para enfrentar um período longo de crescimento mais baixo.

Ainda de acordo com o FMI, esta situação pode dificultar a tarefa de governos e companhias de reduzir as dívidas acumuladas durante a crise.

O relatório do FMI instiga temores de que a economia global esteja enfrentando um período prolongado de baixo crescimento, o que é chamado por alguns economistas de “estagnação secular”.

A projeção do Fundo revela também que os padrões de vida podem melhorar de forma mais lenta do que antes da crise de 2008, principalmente nos países em desenvolvimento.

O FMI afirma ainda que a crise econômica global pode ter afetado de forma permanente o potencial de expansão das economias.

A previsão é de que o crescimento do potencial de produção dos países ricos seja de 1,6% ao ano entre 2015 e 2020. Antes da crise era de 2,25% ao ano.

Já nos mercados emergentes o ritmo de crescimento do potencial de produção deve cair dos 6,5% registrados entre 2008 e 2014 para 5,2% entre 2015 e 2020.

Fontes:
Folha de S.Paulo - PIB global pode ter anos de fraqueza, afirma FMI

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *