Início » Economia » UE pode permitir que Irlanda unificada volte a integrar o bloco
BREXIT

UE pode permitir que Irlanda unificada volte a integrar o bloco

Líderes europeus devem discutir a inclusão da cláusula no primeiro encontro do Brexit, previsto para o próximo sábado, 29

UE pode permitir que Irlanda unificada volte a integrar o bloco
Berlim. A declaração pode levantar receios de que o Brexit desencadearia o desmembramento do Reino Unido (Foto: Google Maps)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Líderes europeus podem estar se preparando para reconhecer uma Irlanda unificada no primeiro encontro do Brexit, que ocorre no próximo sábado, 29. Espera-se que os 27 líderes europeus discutam um texto que estabelece que, se a Irlanda for unificada, voltaria automaticamente a fazer parte do grupo.

A inclusão do texto é uma vitória para o governo irlandês que tem feito pressão para haver uma cláusula semelhante à aplicada no caso da República Democrática da Alemanha (RDA), que pôde voltar a fazer parte da Comunidade Europeia após a queda do muro de Berlim. A declaração pode levantar receios de que o Brexit desencadearia o desmembramento do Reino Unido, embora não haja maioria na Irlanda do Norte para a unificação.

A cláusula estabelece que a Irlanda do Norte tem o direito de se unificar com a República da Irlanda caso a maioria concorde. No entanto, numa recente pesquisa na Irlanda do Norte, uma maioria de 62% votaria para ficar no Reino Unido, especialmente se a reunificação tivesse um preço.

Fontes:
The Guardian-Europe could allow a united Ireland to join EU after Brexit

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *