Início » Economia » Por que as vendas da McDonald’s estão caindo?
Dificuldade nas vendas

Por que as vendas da McDonald’s estão caindo?

Alguns problemas da McDonald’s originam-se de contratempos operacionais

Por que as vendas da McDonald’s estão caindo?
O McDonald’s também enfrenta dificuldades nos Estados Unidos, a exemplo da competição com outras cadeias de fast-food como a Burger King (Reprodução/Bloomberg Newa)

Os restaurantes da cadeia McDonald’s estão entre um dos maiores sucessos da história do capitalismo americano. Com apenas um quiosque de venda de hambúrgueres em 1948, a cadeia de fast-food, com ênfase em um serviço rápido e um cardápio padronizado, hoje tem mais de 35 mil restaurantes no mundo inteiro.0 Mas agora a McDonald’s perdeu o impulso inicial de crescimento. As vendas globais começaram a diminuir desde pelo menos julho do ano passado. Quando a empresa apresentar seu relatório financeiro anual em 23 de janeiro, na opinião dos analistas irá revelar a primeira queda das receitas ao longo do ano em termos comparativos desde 2002. Por que as vendas caíram?

Alguns problemas da McDonald’s originam-se de contratempos operacionais. Em especial, seus negócios na Ásia, responsáveis por quase um quarto da receita global, foram seriamente afetados pela infração grave de normas básicas de saúde pública. As vendas na China tiveram uma queda acentuada depois que descobriram em julho de 2014, que um de seus fornecedores estava usando frango e carne contaminados e com prazo de validade expirado. Há pouco tempo, diversos clientes japoneses disseram quehaviam encontrado pedaços de plástico e até mesmo um dente em suas comidas.

Os problemas geopolíticos também não ajudaram. Em 2014, alguns restaurantes na Rússia foram temporariamente fechados por inspetores de saúde pública, em tese como uma retaliação pelas sanções americanas e europeias impostas à Rússia devido à intervenção militar na Ucrânia. Alguns políticos foram mais enfáticos e sugeriram que a cadeia de restaurantes fosse expulsa do país.

Porém o McDonald’s também enfrenta dificuldades nos Estados Unidos, a exemplo da competição com outras cadeias de fast-food como a Burger King, que tem conquistado uma parcela domercado com uma versão mais simples e barata do cardápio da McDonald’s  E os restaurantes mais sofisticados de refeições rápidas e de qualidade como Shake Shack e Chipotle Mexican Grill, estão crescendo rapidamente e atraem um público mais exigente e interessado em novidades.

Fontes:
The Economist-Why McDonald’s sales are falling

1 Opinião

  1. silas silva ferreira disse:

    – Acredito que uns dos motivos e a Popularização de Restaurantes de Comida Japonesa, Chinesa ou Italiana, também a mudança de hábitos, e a preocupação com o corpo e com a estética, ate o Documentário: ´´A Dieta do Palhaço´´ acabou fazendo isso, mais também os clientes que estão mais cientes e mais questionadores, com relação aos direitos trabalhistas e os ganhos dessa Empresa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *