Início » Economia » Preços baixos de ilhas particulares atraem novo tipo de comprador
Meio ambiente

Preços baixos de ilhas particulares atraem novo tipo de comprador

As ilhas particulares eram a escolha de compra de milionários, mas a recessão reduziu a demanda

Preços baixos de ilhas particulares atraem novo tipo de comprador
As ilhas particulares estão ficando surpreendentemente baratas (Foto: Wikimedia)

Little Bokeelia é uma ilha com cascatas, quadras de tênis, piscinas e uma casa de estilo espanhol. Apesar de tais características atraentes, a ilha definhava no mercado durante três anos, antes de ser vendida em julho por meros US$ 14,5 milhões, metade do preço de venda original.

Nas Bahamas, onde os preços por acre estão entre os mais altos do mundo, centenas de atóis ainda não foram comprados. O preço de ilhas pouco desenvolvidas, que compõem cerca de 80% do mercado, caiu aproximadamente pela metade desde a crise financeira, diz Farhad Vladi, um corretor de ilhas particulares.

No início dos anos 2000, as ilhas particulares eram a escolha de compra de milionários, mas a recessão reduziu a demanda. Construir em uma ilha é muito mais caro do que no continente. Logo, as ilhas particulares estão ficando surpreendentemente baratas.

Com os preços baixos, um novo tipo de cliente entra no mercado. Governos e ONGs adquiriram cerca de 60 ilhas entre 2011 e 2014, principalmente na América do Norte, contra 22 nos quatro anos anteriores, de acordo com números compilados por Vladi.

A conservação é a principal razão de compra dos novos proprietários improvavéis de ilha particulares. No Canadá, por exemplo, a ONG Nova Scotia Nature Trust planeja comprar ou proteger mais de 200 ilhas.

 

Fontes:
The Economist-Non-profit paradise

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *