Início » Economia » Produção de carros do México supera a do Brasil
Setor automotivo

Produção de carros do México supera a do Brasil

Enquanto o México ampliou em 9,8% sua produção de carros no ano passado, no Brasil houve uma queda de 15%

Produção de carros do México supera a do Brasil
Carros fabricados no México (Fonte: Reprodução/AP)

A produção de carros do México em 2014 superou a do Brasil pela primeira vez desde 2002. Foram 3,22 milhões de unidades produzidas no México contra 3,15 milhões no Brasil.

Enquanto o México ampliou em 9,8% sua produção de carros no ano passado, no Brasil houve uma queda de 15% — o segundo declínio deste tipo na produção nos últimos três anos.

Uma combinação de fatores tem tornado o setor automotivo mexicano — atualmente o sétimo maior do mundo — cada vez mais atraente. Entre os fatores estão um câmbio favorável, a competitividade dos custos e um aumento na produtividade.

Já o Brasil vem enfrentando altos custos trabalhistas, impostos e protecionismo que têm mantido a produção restrita em grande parte ao mercado interno.

No México, por outro lado, oito em cada dez carros produzidos são exportados, principalmente para os EUA. O país é atualmente o quarto maior exportador do mundo.

Durante o ano passado, a produção mexicana também foi impulsionada pelo ingresso no mercado de dois novos fabricantes, Mazda e Toyota (ambos japoneses), que responderam por 3,1% e 2,2% do mercado, respectivamente, em seu primeiro ano de operação.

Ao longo dos próximos dois anos, inúmeras outras montadoras multinacionais vão abrir fábricas no México, incluindo Kia e Hyundai (ambas coreanas), assim como Audi, BMW e Mercedes-Benz (todas alemãs). Algumas fabricantes já instaladas, como a japonesa Nissan, também têm planos de aumentar a capacidade a fim de satisfazer a maior demanda de exportação.

A ascensão meteórica do México no setor automotivo mundial, no entanto, contrasta com a relativamente baixa demanda de carros dentro do próprio país. No ano passado, o México registrou apenas 1,2 milhão de veículos vendidos, o que representa cerca de um terço do nível brasileiro.

A ampliação das opções de financiamento deve ajudar a tornar as compras de carro mais acessíveis ao longo dos próximos anos, mas a demanda deve permanecer fraca, uma vez que os níveis salariais em geral no país não devem aumentar rapidamente.

Fontes:
The Economist - Mexico's car production exceeds Brazil's

1 Opinião

  1. ney disse:

    Isso é o futuro, enquanto um carro No brasil tem preço de custo de R$ 10.000,00 é vendido a 45.000,00. No me xico com esse mesmo custo Fabril ele é vendido a R$ 13.000,00.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *