Início » Economia » Projeto de barragem ameaça cidade turca de 12 mil anos
TURQUIA

Projeto de barragem ameaça cidade turca de 12 mil anos

Projeto de barragem visa criar um reservatório que vai submergir a histórica cidade de Hasankeyf

Projeto de barragem ameaça cidade turca de 12 mil anos
Segundo cientistas, ao longo do tempo a água vai destruir Hasankeyf, porque sua base é porosa (Foto: Wikimedia)

Hasankeyf é uma cidade turca de mais de 12 mil anos, localizada perto do rio Tigre. Esta cidade histórica está ameaçada por um projeto de hidrelétrica, idealizado nos anos 1950. A barragem já está quase toda completa, com 80% das obras finalizadas. Mas um passo vai ser decisivo na área. Quando encherem a represa, grande parte da cidade vai ser submersa.

Leia mais: Maior barragem do Iraque corre risco de romper
Leia mais: Samarco sabia do risco de rompimento de barragem, diz PF

O grande destaque arqueológico do lugar é uma cidadela, em terreno alto com vista para o rio. Quando ficar submersa, os cientistas acreditam que ela vai ser destruída ao longo do tempo, porque sua base é porosa.

O projeto é fruto da ambição de Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia Moderna, que imaginou várias barragens nos rios Tigres e Eufrates para dar vazão às necessidades energéticas do país.

O controle turco destes rios, que também alimentam a Síria e o Iraque, é bem controverso no Oriente Médio. A barragem, por exemplo, já levantou questões no Iraque, onde ativistas avisam que ela vai reduzir o fluxo nas regiões pantanosas do sul iraquiano. “Se os pântanos não recebem uma cota adequada de água, eles irão desaparecer”, disse Nadia al-Baghdady, uma ativista em Bagdá.

Os primeiros planos de engenharia para o projeto da barragem foram elaborados na década de 1980. Desde então, vários atrasos ocorreram por conta de resistência de ambientalistas e até mesmo sabotagem. Ninguém sabe quando vão encher o reservatório. Enquanto isso, o patrimônio histórico corre perigo e a população de Hasankeyf está insatisfeita de ser obrigada a se mudar.

Fontes:
The New York Times-Turkish Dam Project Threatens to Submerge Thousands of Years of History

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *