Início » Economia » Rodada Doha é um fiasco há anos
Economia

Rodada Doha é um fiasco há anos

Na opinião de Albert Pfeifer, diretor-executivo do Conselho de Empresários da América Latina (Ceal) — que reúne 340 empresários latino-americanos — o problema não está na reunião do G4 que se comenta que fracassou, mas na insistência de um modelo de negociação vigente há alguns anos.

Segundo Pfeifer, as negociações deviam focar outros temas, indo além da questão agrícola e dos manufaturados. “O foco da economia mundial no século 21 é serviços, não é mais agricultura nem indústria. E temas como propriedade intelectual, que vários países, incluindo o Brasil, não querem discutir”, disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Fontes:
O Estado de S. Paulo - 'A Rodada Doha já estava morta'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. EDVALDO TAVARES disse:

    SEM A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NÃO HÁ NEGOCIAÇÃO SOBRE SERVIÇOS NO SÉCULO XXI PELAS BANDAS DE CÁ – Lembram-se de Robert Zoellick, o arrogante representante de Comércio americano e ex-vice-secretário de Estado, abaixo apenas de Condoleezza Rice? Lembram-se que, em 2005, durante a disputa dos brasileiros com os americanos sobre os subsídios deles em relação ao algodão? Lembram-se que esse esnobe cidadão americano chegou a afirmar que o BRASIL poderia sofrer retaliações caso o governo reivindicasse junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de impor sanções a Washington? Lembram-se que ele disse que, se o BRASIL ficasse fora da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), teria de se limitar a fazer comércio com a Antártida? Pois bem, ele está agora no BRASIL solicitando apoio para assumir a presidência do Banco Mundial (Bird), por indicação de George W. Bush. Chegou com muita humildade, com o rabinho entre as pernas. Negociação sobre serviços no século 21, na América Latina, com a UE (União Européia) e EUA, tem o exemplo do fracasso da Alca. O momento é oportuno como oferenda para que nas próximas reuniões o BRASIL imponha as suas regras. "BRASIL ACIMA DE TUDO". EDVALDO TAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *