Início » Economia » Rússia pode bloquear carne brasileira
'Vaca Louca'

Rússia pode bloquear carne brasileira

Caso a suspensão seja confirmada, haverá um impacto significativo para o setor

Rússia pode bloquear carne brasileira
Exames confirmaram presença de agente causador da doença em animal no Brasil (Fonte: Reprodução/Globo Rural)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O porta-voz do órgão de fiscalização de saúde animal da Rússia, Alexei Alekseenko, informou que seu país estuda suspender a importação de carne bovina “in natura” do Brasil após a confirmação de um caso da doença da “vaca louca” em um animal em território brasileiro.

Leia também: Quando e onde aparecerá a próxima pandemia?

Entre janeiro e setembro, a Rússia importou 27% da carne que o Brasil mandou para o exterior, o que representou 43% da carne importada pela Rússia no período. Caso a suspensão por parte do governo russo seja confirmada, haverá um impacto significativo para o setor.

O Japão já embargou a compra de carne processada do brasil após a comprovação da presença da proteína do agente causador da doença da “vaca louca” em um animal em Sertanópolis (PR).

Evitando novos embargos

Nesta segunda-feira, 10, técnicos do Ministério da Agricultura e funcionários agrícolas do Japão no Brasil se reuniram para que autoridades brasileiras pudem esclarecer o caso. Embora exames tenham comprovado a presença do agente causador da doença, o animal não desenvolveu os sintomas, e o caso foi chamado de “não clássico” pelo ministério.

Agora o Ministério da Agricultura deve realizar novas visitas técnicas aos principais compradores de carne bovina brasileira a fim de evitar novos embargos.

O embargo japonês à carne bovina brasileira não representa um grande prejuízo comercial, uma vez que o Japão não é grande importador da carne do Brasil. O governo quer evitar, no entanto, que essa medida sirva de “precedente para que outros países também adotem restrições contra a exportação brasileira”.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Rússia diz que estuda bloqueio à carne brasileira após caso de vaca louca
G1 - Caso de vaca louca no Brasil provoca embargo do Japão à carne brasileira

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *