Início » Economia » Milão: a verdadeira capital da Itália?
ITÁLIA

Milão: a verdadeira capital da Itália?

Roma vive uma fase difícil, enquanto Milão exibe seu sucesso

Milão: a verdadeira capital da Itália?
Milão se tornou nos últimos anos um ímã para jovens de todo mundo (Foto: Pixabay)

Roma tem uma paisagem de tirar o fôlego, é uma mistura de história, arte e charme. Só que atualmente, a economia está estagnada, a corrupção é frequente e ninguém parece saber ou querer mudar as coisas.

Enquanto isso, Milão se tornou nos últimos anos um ímã para jovens de todo mundo. Cidades rivais é um lugar comum, seja Nova York e Los Angeles, Rio de Janeiro e São Paulo ou Madrid e Barcelona. Só que a disputa nunca foi tão desigual como Milão e Roma.

Escândalos viraram rotina em Roma. No ano passado, uma investigação revelou que políticos estavam ligados com crime organizado. O então prefeito de Roma, Ignazio Marino, renunciou em outubro.

Por outro lado, Milão é um sucesso. O salão anual de móveis da cidade virou marca de setores de design. A paisagem está ganhado prédios altos e as finanças estão bem-sucedidas.

Em junho, as duas cidades vão escolher novos prefeitos. A situação é clara em Milão, um representa a esquerda, o outro a direita, e ambos são considerados competentes. Já em Roma, a esquerda tem um candidato fraco e a direita tem três ou quatro.

Roma precisa aprender a combinar seu legado histórico e cultural com padrões mais elevados na vida diária. Ninguém vai aproveitar o Coliseu se perder uma hora esperando um ônibus que nunca chega. Nos últimos cem anos, grandes mudanças, boas e ruins, começaram em Milão como o socialismo, o fascismo, o boom econômico dos anos 1960, a agitação política dos anos 1970, e agora o renascimento. O desafio de Milão é espalhar seu atual sucesso para o resto do país.

 

Fontes:
The New York Times-Is Milan the Real Capital of Italy?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *