Início » Economia » Só o fim do euro salva a Europa?
Crise da dívida

Só o fim do euro salva a Europa?

Historiador defende que é preciso acabar com o euro para salvar a União Europeia

Só o fim do euro salva a Europa?
Como conter a crise? (Fonte: Reprodução/AFP)

“É preciso acabar com a moeda única para salvar a UE. Não há outra solução”. Esta é a opinião do historiador e professor de Harvard Niall Ferguson, que no ano 2000 escreveu que o euro não duraria mais do que dez anos.

Leia também: Pobreza aumenta na Europa Ocidental
Leia também: Europa desgovernada
Leia também: Crise: as consequências humanas

“Quando a Europa adotou o euro, eu já dizia que não iria funcionar, porque você não pode ter uma união econômica sem união fiscal”, disse Niall Ferguson em conversa com jornalistas após uma palestra em Edimburgo, na Escócia, nesta quarta-feira, 13.

Excluir países ‘não é mais opção’

Ferguson é taxativo quanto à realidade europeia: “Há duas opções para a Europa hoje, ou se transformar numa federação, como os EUA, ou abandonar essa ideia de moeda única. Mas não há vontade política para a federação”.

Perguntado sobre a possibilidade de a UE excluir países do bloco, ele disse: “A Grécia não vai ser competitiva com a mesma política monetária da Alemanha. Portugal também não. Há seis meses, ainda era possível manter o euro e excluir da união monetária um país ou outro. Mas essa solução foi sendo adiada e hoje não é mais uma opção”.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Historiador diz que só fim do euro salva a União Europeia; leia íntegra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Eu lamento que este seja o final do Euro. A simplificação cambial que ele trazia para os turistas era uma comodidade e tanto. Parece que não tem mais solução, a menos que a UE expulse alguns membros do euro, sem contudo acabar com a moeda.

  2. Manfred K. Richter disse:

    “… se transformar numa federação, como os EUA…” e olha que eu falei isso num artigo da O&N há umas semanas ou meses atrás, hein!? Acho que estou manjando um pouco do cenário econômico e político. (risos)

    Há algum histórico de comentários feitos no O&N para eu reconferir?

  3. Luiz Alberto Garcia disse:

    Toda ideia nova e revolucionaria como é a UE, adotando moeda unica, o Euro, é passivel de erros que devem ser ajustados a medida que vao ocorrendo ao longo dos tempos.
    Os beneficios da moeda unica, Euro, sao muito maiores que seus maleficios, basta ser um viajante na Europa.
    O mundo procura moeda unica, inclusive a America Latina.
    A valorizaçao do Real nao seria sentida por nossa industria caso tivessemos moeda universal.
    Quanto aos Estados Unidos da Europa, guerras ja foram feitas neste intento, pelo menos duas, com resultados catastroficos; nao é de soluçao facil, a pratica mostra o contrario, mas quem sabe!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *