Início » Economia » Taxa de desemprego na Espanha fica abaixo de 20%
PELA 1ª VEZ EM SETE ANOS

Taxa de desemprego na Espanha fica abaixo de 20%

Embora ainda seja um dos índices mais altos entre os países Ocidentais, a taxa é a mais baixa já registrada pelo país desde 2009

Taxa de desemprego na Espanha fica abaixo de 20%
Atualmente, a taxa de desemprego na Espanha está em 18,9% (Foto: Flick/LC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pela primeira vez em sete anos, a taxa de desemprego na Espanha ficou abaixo de 20%. Segundo os últimos dados oficiais do governo espanhol, nos últimos 12 meses foram criados quase 480 mil novos postos de trabalho. Com isso, o número de desempregados no país caiu em 530 mil, ficando em 4,32 milhões, uma queda de 11%.

Atualmente, a taxa de desemprego na Espanha está em 18,9%. Ainda é uma das mais altas entre os países ocidentais, mas é o índice mais baixo registrado pelo país desde 2009. Para ter uma ideia, no Brasil a taxa é de 11,6%, de acordo com a mais recente medição, feita em agosto deste ano.

A queda na taxa de desemprego da Espanha mostra que o país está se recuperando, embora lentamente, da crise financeira global iniciada em 2008. “São bons indicadores, especialmente se for considerado que o país enfrenta uma paralisia política de quase um ano”, disse, ao jornal Financial Times, Marcel Jansen, professor de economia da Autónoma University, em Madrid.

A Espanha está sem um governo consolidado desde dezembro de 2015, um recorde na história do país. As eleições realizadas em dezembro do ano passado e junho deste ano resultaram no Parlamento mais fragmentado já visto na Espanha. Até o momento, os partidos ainda não encontraram um consenso para governar e alguns já cogitam a realização de um terceiro pleito.

Mariano Rajoy assumiu interinamente o governo. Em um discurso no Parlamento na última quarta-feira, 26, ele exaltou a redução no desemprego. “Nós éramos um país que destruía mais postos de trabalho do que qualquer outro na Europa. Hoje, somos o primeiro da zona do euro em criação de empregos”.

Fontes:
Financial Times-Spanish unemployment rate below 20% for first time in 6 years

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *