Início » Economia » Taxa de juros cai pela décima vez consecutiva
Copom

Taxa de juros cai pela décima vez consecutiva

Decisão não foi unânime. Economistas dizem que divisão no Copom indica que o fim da queda na taxa básica de juros está se aproximando

Taxa de juros cai pela décima vez consecutiva
Taxa caiu de 7,5% para 7,25% (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira, 10, a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 pontos percentuais, de 7,5% para 7,25% ao ano.

Leia também: Mercado reduz projeções de crescimento e eleva inflação

Trata-se do décimo corte consecutivo na Selic e de um novo recorde histórico de baixa. A decisão, no entanto, não foi unânime. Enquanto cinco membros do Copom votaram a favor da redução dos juros, outros três votaram pela manutenção.

De acordo com economistas, a divisão no Copom indica que o fim da queda na taxa básica de juros está se aproximando. A redução da Selic surpreendeu a maior parte do mercado financeiro consultado na última semana pelo Banco Central. Analistas previam a manutenção dos juros em 7,5% ao ano.

Rendimento da poupança

O Copom explicou que, “considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear”.

O corte da taxa básica de juros reduz mais uma vez a rentabilidade da poupança. O governo decidiu que, quando a taxa básica de juros for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança ficará atrelada à Taxa Referencial (TR) acrescida de 70% da Selic.

Fontes:
G1 - Dividido, BC reduz juros para 7,25% ao ano no décimo corte consecutivo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *