Início » Economia » Tráfico de detergente preocupa a polícia
EUA

Tráfico de detergente preocupa a polícia

Produto para limpar roupas tem alto valor no mercado negro, e já está sendo usado como moeda de troca por traficantes e usuários de drogas

Tráfico de detergente preocupa a polícia
Detergente da marca Tide é o mais procurado pelos ladrões

Esqueça o tráfico de drogas, órgãos, computadores e aparelhos domésticos. A nova menina dos olhos no mercado negro norte-americano é… o detergente para lavar roupas. O roubo de produtos do gênero já é tão comum que a polícia acaba de criar unidades especiais para lidar com a infração. Ao mesmo tempo, os supermercados tomaram uma medida drástica: irão trancar seus detergentes atrás de estantes de vidro, tratamento antes dedicado apenas a bebidas e outros produtos mais caros almejados pelos ladrões.

Um único roubo pode render milhares de dólares. Em fevereiro deste ano, a polícia de South St. Paul, no estado de Minnesota, informou que um homem de 53 anos havia roubado de uma loja de varejo o equivalente a 6 mil dólares de detergente da marca Tide. O estabelecimento disse à polícia que, ao longo dos últimos 15 meses, relatórios do inventário mostraram uma perda de US$ 25 mil em roubos do produto. As câmeras de vigilância flagraram o ato, recorrente entre os ladrões de detergente: o suspeito entra com um galão e o enche com litros e litros do que já sendo chamada de “ouro líquido”.

Segundo os investigadores, o produto ganhou um lugar especial no coração dos ladrões por causa de seu alto preço de varejo (nos mercados, o produto custa entre 10 e 20 dólares, enquanto no mercado negro o valor cai pela metade). O dinheiro das mercadorias roubadas estaria sendo usado na compra de drogas. Em outros casos, o detergente, por ser facilmente reconhecível, é usado inclusive como moeda de troca. Policiais do Oregon contaram ao Daily Mail que usuários de drogas já adquiriram o hábito de trocar diretamente o “ouro líquido” por heroína ou metanfetamina.

“Talvez seja mais viável financeiramente trocar detergente por droga do que revendê-la”, explicou um antigo agente do FBI à rede ABC.

Outra grande vantagem para os ladrões é que os produtos não têm número de série e, por isso, são praticamente impossíveis de serem rastreados. Outros alvos fáceis, segundo a polícia, são xampus e bebidas energéticas. Mas o objeto preferido ainda é o detergente da marca Tide, o mais popular dos Estados Unidos.

Fontes:
Les Inrockuptibles - Mieux que le trafic de drogues, le trafic de lessive

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *